© Divulgação |
A série de seminários regionais que está sendo organizada pela Assomasul em parceria com o governo estadual, está tendo sequência esta semana no município de Jardim, região Sudoeste de Mato Grosso do Sul. O evento teve início na quarta-feira (5) e tem continuidade nesta quinta-feira (6).
O I Seminário Regional da Rede Sicov (Sistema de Convênios) tem apoio do Ministério do Planejamento, da Prefeitura de Jardim, do Sebrae MS e do IFMS ( Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).
O evento visa capacitar os agentes públicos dos municípios da região Sudoeste na utilização da ferramenta Siconv para a gestão dos convênios e parcerias firmadas pelo poder público, desde a elaboração de projetos até a sua gestão e a prestação de contas.
O Siconv foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.
A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.
O seminário é realizado no Campus Jardim do IFMS e, na sua abertura, contou com a presença do prefeito de Jardim, Guilherme Monteiro, do diretor Geral do Campus Jardim do IFMS, Nilson Oliveira, do diretor-executivo da Assomasul, José Domingues Ramos, o Zé Cabelo, a analista do Sebrae MS, Kassiele Nardi, e os secretários municipais de Governo, Nilton Salazar e de Desenvolvimento, Olavo Júnior.
Zé Cabelo explicou que “estamos aqui para melhorar a capacidade dos agentes que utilizam o Siconv, entendendo melhor a ferramenta e todas as suas possibilidades eles certamente vão promover melhores resultados.
“Essa capacitação é muito importante, pois melhora a execução dos nossos convênios, tornando a gestão mais eficiente e transparente. Essa iniciativa do governo do Estado e da Assomasul com certeza ajudará os nossos servidores a sanar as dúvidas, nivelará os conhecimentos e proporciona uma aproximação dos agentes públicos dos municípios que compõem a nossa região”, comentou o prefeito Guilherme Monteiro.
VANTAGENS
O presidente da Assomasul, Pedro Caravina, considera essa ferramenta como de fundamental importância do ponto de vista estrutural, visando à captação de recursos federais para as prefeituras.
De acordo com o dirigente, entre as vantagens estão à agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.
Segundo ele, por meio do treinamento oferecido vai ser possível captar recursos federais para as prefeituras.
Os próximos municípios a sediar o seminário são Amambai, Nova Andradina, Aquidauana, Três Lagoas, Dourados e Campo Grande.
Fonte: ASSECOM