Grupo de onze pessoas se despiu no campus da UFU, em Uberlândia (MG). Universidade diz que respeita a “autonomia didático-pedagógica”
![]() |
Ato em campus da UFU: universidade não vê problema em nudez © Reprodução/Facebook |
Alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram surpreendidos na quarta-feira (6) por uma performance incomum: nuas, com os rostos cobertos, onze pessoas se reuniram em círculo em um local de circulação no campus.
Por trás do ato, está um grupo de alunos de artes e filosofia, chamado Asfalto. A performance, que foi autorizada pela universidade, tem o nome de “jardindigente”. As cenas circularam pelas redes sociais e geraram críticas de outros estudantes.
A mensagem do ato? Eis a descrição de Juliana Bom-Tempo, organizadora da cena: “A nossa intenção não é passar uma mensagem para que todo mundo ande pelado na rua ou na universidade, mas para que a gente pense qual é (sic) as nossas relações, qual é o nosso modo de se relacionar com o espaço, com o próprio corpo”, disse ela, em entrevista à afiliada local da TV Bandeirantes.
No ano passado, o grupo Asfalto já havia promovido uma performance parecida em via pública.
Em uma nota de poucas linhas, a UFU confirmou que o episódio aconteceu na manhã dessa quarta-feira e diz que “respeita a autonomia didático-pedagógica dos seus professores”.
Fonte: Gazeta do Povo
Por: Gabriel de Arruda Castro