CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/07/2017

    APARECIDA DO TABOADO| Prefeitura e Sebrae discutem projeto para alavancar economia local

    Durante a reunião foram apresentados dados que comprovam que a Prefeitura Municipal está comprando mais dos pequenos negócios locais © Divulgação
    Para fomentar a economia local, a Prefeitura de Aparecida do Taboado junto com o Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizará um plano de trabalho para os micros e pequenos empreendedores. O objetivo é implantar ações que buscam fortalecer e incentivar os pequenos negócios e tornar a cidade mais empreendedora, competitiva, estimulando as atividades locais.

    Para efetivar o plano de trabalho foi realizada na manhã de quinta-feira, dia 20, uma reunião com a agente de Desenvolvimento e diretora Indústria e Comércio, Dulce Lima; o chefe de Gabinete, Claudinei Paulo da Silva; Controlador do município, Luiz Antônio Caron; a consultora do Sebrae, Ana Flávia Arais; Consultor da Agricon, Cássio Rodrigues; e a equipe técnica da prefeitura das áreas de compras e licitação.

    A agente de Desenvolvimento e diretora Indústria e Comércio, Dulce Lima, informou que no encontro foram traçadas metas necessárias para fomentar a economia local e a adequação das ações da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPEs). “Entre as metas a serem implantadas estão um plano de trabalho adequado à Lei Geral, curso de compras e incentivo aos MEI, ME e EPP de Aparecida do Taboado”, informou ela.
    © Divulgação
    A consultora do Sebrae, Ana Flávia Arais, ressaltou que o encontro foi de extrema importância para poder alinhar informações para ser viável a ampliação da Lei Geral na cidade. “Essa lei criou a micro e pequena empresa, que tem alguns benefícios, entre elas direito de participar das licitações. O papel da Prefeitura Municipal é criar um ambiente favorável aos pequenos negócios, pois a partir dos pequenos negócios que uma cidade e região se desenvolvem”, falou Ana Flávia. “O Sebrae tem como missão o desenvolvimento da micro e pequena empresa, realizamos essas consultorias para trabalhar as prefeituras para que elas se adequem a Lei Geral, e por outro lado também capacitamos os fornecedores para que eles tenham melhores condições para fornecer seus produtos para as prefeituras de suas cidades”, completou.

    Ela informou que a Prefeitura de Aparecida do Taboado necessita atualizar alguns dados, mas é um município que tem contribuído bastante para fomentar a economia local.

    O Consultor da Agricon, Cássio Rodrigues, destacou que de 2016 para 2017 a Prefeitura de Aparecida do Taboado comprou 10% a mais das pequenas empresas. “Existe uma legislação federal que é replicada no município, que fala que a Prefeitura Municipal tem que dar prioridade para as compras dos micros e pequenas empresas locais”, explicou Cássio aos presentes. Ele também falou que na cidade o Sebrae está fazendo um trabalho de acompanhamento e diagnóstico da aplicação deste benefício. “Ficamos surpresos com os números aqui em Aparecida do Taboado, de um ano para o outro houve um crescimento de 10% nas compras dos pequenos negócios, isso mostra que a Prefeitura Municipal está gradativamente aumentando suas compras de bens e serviços dos ME, EPP e MEIs locais. Isso comprova que a Administração Municipal está consciente do papel social que ela tem de fomentar o comércio local”.

    Cássio acredita que os números de crescimento podem aumentar cada vez mais. “Notamos que a Prefeitura Municipal está determinada em melhorar e fomentar o mercado local e o desenvolvimento dos MEIs, ME e EPP, pois passaram a comprar mais dentro da própria cidade. Esses dados são bem relevantes, pois mostram que a gestão municipal está preocupada em desenvolver o mercado local e deixar os recursos gerados na economia local”, ressaltou.

    Dulce Lima explicou que todas as ações serão feitas para possibilitar ainda mais o desenvolvimento da economia da cidade.

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir