CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/06/2017

    Programa de prevenção ‘Casal Grávido’ realiza mais uma edição neste sábado

    O programa busca prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê.

    © Ernesto Franco
    Acontece no próximo sábado (24), às 7h, na sede da Cassems em Campo Grande, mais um curso do programa de prevenção “Casal Grávido”. O programa é desenvolvido pela Caixa dos Servidores desde 2011 e busca prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. O “Casal Grávido” tem como principal objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções ao casal para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno. Os interessados em participar devem ligar no (67) 3309-5351.

    Uma das profissionais que ministram palestra no “Casal Grávido”,a obstetra e ginecologista Hanimme Nogueira explica que o melhor caminho para uma boa gestação é um bom relacionamento com o médico.

    “Tudo começa no período pré-concepcional, quando o casal resolve engravidar. Eles devem procurar um médico para saber se é o momento exato. Após a gravidez, é importante realizar um bom pré-natal, com todas as consultas e exames corretamente. De acordo com cada caso, o médico e o casal decidem qual é a melhor via de parto, o vaginal ou a cesárea. A relação entre os pais e médico deve ser de confiança, onde a paciente deve expor tudo como ela deseja, para que os pais e o médico decidam juntos qual o melhor caminho”, explica.

    O casal Kássia do Vale e José Eduardo Almeida estão esperando gêmeos. O pai destaca que “foi ótimo, principalmente por ter a possibilidade de passar um pouco pelo que minha esposa está passando carregando a barriga. Aprendi bastante e gostei muito”, conta.

    Já a mãe acredita que mesmo sendo a sua segunda gestação, as dúvidas são muitas, principalmente, quando se espera gêmeos. “Achei o curso extremamente gratificante e esclarecedor porque quando nós estamos gestantes, temos muitas dúvidas e qualquer encontro que venha esclarecer essas dúvidas é vantajoso. É a minha segunda gestação e eu estou grávida de gêmeos, dois meninos”, afirma.

    Vilma Lima e o marido José Carlos Brandão são pais de primeira viagem e, para eles, o curso foi de grande valia. O pai conta que “foi muito bom mesmo, porque tiramos todas as dúvidas e vou fazer a minha parte para ajudar a minha esposa”, afirma.

    A mãe afirma que por ser o primeiro filho, o nervosismo e a ansiedade são grandes, porém, com os esclarecimentos oferecidos pelo curso, ela ficou mais tranquila. “É a minha primeira gestação e eu gostei muito porque tirou várias dúvidas e diminuiu um pouco do nervosismo. Foi muito esclarecedor”, aponta.

    A coordenadora do setor de Prevenção da Cassems Michele Baziliche explica como funciona o acompanhamento profissional do programa. “Nós temos uma equipe multidisciplinar formada por vários profissionais, como nutricionista, assistente social e educadora física. O acompanhamento nutricional vai até o terceiro mês de vida do bebê, a atividade física vai até o nascimento e a assistente social acompanha até o sexto mês”, afirma.

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir