A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Coxim, composta pelos vereadores Marquinhos Vaz, Carlos Rezende, Sinval Batista e Dinalva Mourão, comemorou o resultado positivo da Audiência Pública realizada na última sexta-feira (2) para discutir sobre a qualidade das obras de drenagem e pavimentação do bairro Piracema. Apesar do frio intenso, um número expressivo de moradores e autoridades municipais compareceu ao evento realizado no Ginásio de Esportes Otair da Cruz Bandeira.
A audiência foi aberta e conduzida pelo vereador Marquinhos Vaz, presidente da Comissão, que fez uma explanação dos motivos da realização do encontro e apresentou fotos das ruas do bairro Piracema onde foram visualmente constatadas irregularidades na qualidade do material e do serviço de pavimentação realizado pelo Consorcio Hollus- Sanefer –MS.
Em seguida a vereadora Dinalva Mourão fez uma retrospectiva dos problemas que afligiam o bairro Piracema e ressaltou que quando prefeita deu inicio ao processo de investimento na infraestrutura do bairro. Ao fazer uso da palavra, o vereador Sinval Batista enalteceu o papel da comissão e lamentou que o poder Executivo não prezou pela transparência nas obras dificultado o acesso ao projeto básico da mesma bem como outros documentos como projeto executivo e contrato de prestação de serviço.
Abrindo a rodada de explicações, o prefeito municipal Aluizio São José, exibiu fotos dos problemas de infraestrutura que ocorriam no bairro antes da pavimentação, como erosões e alagamentos, falou do processo de alocação de recursos junto ao Governo Federal de aproximadamente R$ 20 milhões em forma de financiamento, cujas parcelas serão pagas com recursos oriundos de tributos arrecadados com a duplicação da BR-163.
Aluízio destacou ainda que determinou à empresa contratada a conclusão dos serviços do bairro Piracema e só então seja iniciada em outros bairros. Ressaltou ainda que é de responsabilidade da empresa a funcionalidade da obra e que desde 2016, quando foram identificados alguns problemas, determinou ao setor competente que notificasse a empresa para que fosse sanado as irregularidades verificadas.
Em seguida foi a vez do engenheiro Leonardo Balieiro dos Santos Meneses, representante do Consorcio Hollus- Sanefer –MS, que apresentou relatório de serviços realizados, do material utilizado na drenagem e pavimentação e dos problemas identificados.
Logo em seguida Menezes chegou ao ponto em que os moradores e a comissão esperavam ouvir e afirmou que os problemas que surgiram ao longo dos trabalhos serão reparados pela empresa contratada e justificou que os mesmo foram causados pelo longo período de chuva no ano passado, portanto durante todo o andamento da obra.
O prefeito e engenheiro também responderam dezenas de perguntas elaboradas pela população presente.
Para os membros da Comissão o resultado da audiência, firmado em ata, foi positivo. “Diante da população conseguimos que Prefeitura e o representante da empresa Hollus Sanefer firmassem um compromisso com esta Comissão de que a recuperação dos serviços de drenagem e pavimentação, o meio-fio e as calçadas com acessibilidade seja recuperadas até o final deste ano ou a obra não será recebida” comemorou o presidente.
O evento contou com a presença do Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Ávalos Cabanha, da Professora Adelaide Neri representando os moradores do bairro Piracema, do Diretor Executivo de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Coxim, engenheiro Reinaldo de Mello , dos vereadores Macias Alves, Abílio Vaneli e Careca, secretários Municipais, imprensa entre outros.
Fonte: ASSECOM
Por: Valdeir Simão e Youssef Nimer