© Divulgação |
Para atender a Lei Nº 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, o município de Costa Rica – MS desenvolve diversas políticas públicas relacionadas à questão dos resíduos sólidos urbanos, tais como prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem, da reutilização e da destinação ambientalmente correta dos rejeitos.
Conforme o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey Garcia Barbosa, o município optou pela parceria público privado dos resíduos sólidos e essa concessão administrativa, diz respeito aos serviços de transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos.
Diante dessa eficiente gestão de Resíduos Sólidos, o município recebeu na semana passada, uma Caravana de São Gabriel do Oeste - MS composta por seis vereadores e representantes de uma cooperativa para uma troca de experiência.
“Hoje Costa Rica conta com o serviço que é realizado por uma empresa terceirizada. A mesma é responsável pelo recolhimento dos resíduos desde a coleta nas residências, transporte dos mesmos até as células de descarte de rejeito na UPL – Unidade de Processamento de Lixo – localizada a, no máximo, 05 quilômetros da cidade. Um dos requisitos para a adesão a parceria público privado foi à implantação da coleta seletiva de resíduos e apoiar a implantação de cooperativas de catadores, pontos esses, que Costa Rica desempenha com sucesso” explicou o secretário Keyler aos membros da caravana durante visita técnica no Aterro Sanitário.
A Caravana de São Gabriel do Oeste também foi recebida na manhã da última quarta-feira, 31 de maio de 2017, pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa. Após reunião, o secretário Keyler levou a caravana para conhecer o Centro de Eventos Ramez Tebet; o modelo de plantio de gramas em áreas públicas; o Demutran – Departamento Municipal de Trânsito – onde foi apresentado o sistema viário da cidade e encerrou a visita no Salto Majestoso / Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.
Fonte: ASSECOM/PMCR