© Micael Nunes |
Um plantio da espécie ipê em frente ao Paço Municipal de Bataguassu marcou a passagem do Dia Mundial de Meio Ambiente comemorado na segunda-feira, dia 5 de junho, às 9 horas. A ação faz parte da programação alusiva à Semana do Meio Ambiente organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, através do Núcleo Municipal de Meio Ambiente.
Durante o ato, que contou com a presença de secretários municipais, dos alunos das escolas “Marechal Rondon”, “Manoel da Costa Lima”, “Peri Martins” e “Braz Sinigáglia”, de servidores públicos municipais e de representantes da empresa Marfrig, o chefe de Núcleo, Diego Aparecido Alves Costa Moreno explicou que a data de 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Moreno lembra que através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do País e despertar o interesse e a consciência ambiental em toda a comunidade.
O chefe de Núcleo observou que no município, uma reunião de trabalho desenvolvida no dia 23 de maio, na Câmara de Vereadores, com a participação de representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais iniciou a programação alusiva à Semana do Meio Ambiente.
Ele lembrou que, na ocasião, o tema coleta seletiva e ampliação da quantidade de resíduos recicláveis coletados no município através de maior adesão da comunidade foram pontos expostos na atividade. Palestras voltadas aos funcionários da Prefeitura e demais órgãos públicos, com intuito de fortalecer a coleta seletiva prosseguem desde então em andamento.
Presente no evento, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) agradeceu a presença de todos e lembrou que a atenção ao meio ambiente deve ser constante e não apenas devido à data comemorativa.
Caravina destacou que a atual administração municipal sempre esteve preocupada com as questões ambientais locais e que o empenho atual está relacionado a intensificação da coleta seletiva.
O prefeito salientou ainda que Bataguassu é um dos únicos municípios do Estado a ter desativado o lixão municipal no ano passado, cumprindo, desta forma, o que determina a Lei Federal nº 12.305/10. “Nossa intenção é cuidar ainda mais do nosso meio ambiente”, finalizou ele.
PROGRAMAÇÃO
Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente estão previstas para o mês de junho, ciclo de palestras sobre reciclagem, passeio ciclístico, blitz e panfletagem informativa sobre temas relacionados ao meio ambiente, plantio de mudas de árvores e limpeza de áreas ambientais locais.
Fonte: ASSECOM