© Divulgação |
A Prefeitura Municipal de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), promoveu no dia 29 de maio o 1º Seminário de Interação entre as equipes de saúde de Alcinópolis e região. O evento foi uma extensão da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem e discutiu sobre as boas práticas em saúde e enfermagem e a construção da democracia no cuidado.
Desenvolvido pelas enfermeiras do município, Maria Balbina Costa e Regina Nogueira, o projeto do Seminário teve o objetivo de Incentivar e Promover boas praticas, potencializando o desenvolvimento das competências, individuais e coletivas dos profissionais da área da saúde.
“A ideia foi o desenvolvimento integral e a valorização, buscando a excelência na qualidade dos serviços prestados e o alcance das metas institucionais, além de mostrar aos profissionais que eles não estão sozinhos”, explicou Balbina.
A elaboração do projeto contou ainda com a colaboração da doutora em enfermagem, professora Cassia Barbosa Reis, da UEMS/Dourados, uma das profissionais que palestrou durante o 1º Seminário de Enfermagem.
Participaram do evento profissionais do município vizinho de Figueirão, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Coxim e do Núcleo Regional. Estudantes de enfermagem da região norte do Estado de Mato Grosso do Sul também participaram, como é o caso da universitária Marilene Oliveira de Andrade, que curso o 1º ano de enfermagem na Unopar.
“O seminário foi muito esclarecedor e as discussões enriquecedores. Assuntos abordados no evento poderão ser colocados em prática para melhorar a vida do paciente e do profissional”, destacou a estudante.
Entre as autoridades presentes na abertura do Seminário estavam o prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva, o presidente da Câmara Municipal, Valdeci Passarinho e a Secretária Municipal de Saúde, Célia Regina Furtado.
A equipe organizadora e a palestrante Cassia Reis, agradecem o Prefeito Dalmy pelo apoio e por ter dado oportunidade para que todos os profissionais de saúde pudessem participar do referido evento. Em breve, os participantes terão acesso a um curso online com Fórum dos municípios participantes, estudos de casos e vídeo aula sobre os temas relacionados.
Fonte: ASSECOM