CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/05/2017

    Vacinação contra a gripe cobre 40 mil pessoas, mas meta é imunizar 197 mil

    Para tentar aumentar cobertura, postos de saúde fazem plantão hoje e amanhã

    Cinco unidades de saúde em Campo Grande fazem vacinação hoje e amanhã © Divulgação
    A campanha de vacinação contra a gripe imunizou 40.331 pessoas em 16 dias - entre 18 de abril e 3 de maio -, em Campo Grande.

    A quantidade de pessoas que foram vacinadas ainda está longe do ideal, já que a meta é imunizar 197.737 pessoas dos grupos de risco somente na Capital. 

    Boletim de vacinação emitido ontem (5) pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (CVE) apontou a aplicação da dose em 15.523 crianças (de 6 meses a menores de cinco anos), 2,5 mil gestantes e 550 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

    Já os profissionais da saúde totalizaram 6.625 pessoas vacinadas e 13.269 idosos com mais de 60 anos.

    Este ano, a novidade está na imunização de professores, que contabilizou 496. Já os indígenas somam 50 pessoas e funcionários do sistema prisional, 8, enquanto que os portadores de doenças crônicas, 1.314.

    A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF), das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. 

    “As unidades básicas de saúde estão estruturadas para receber a demanda de vacinação. Ainda teremos mais três semanas de Campanha que termina no dia 26 de maio e esperamos que a população não deixe para a última hora, mas é necessário que se programe para não haver tumultos nas salas de vacina”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros.

    O Ministério da Saúde recomenda a vacinação para pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

    O QUE LEVAR

    Para receber a dose, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia), documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

    Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na SESAI.

    Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

    PLANTÃO

    Cinco unidades de saúde ficam aberta neste sábado (6) e domingo (7) para aplicar as doses nas pessoas que integram o grupo de risco: os Centros Regionais de Saúde Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho, Coophavila e a UBS Coronel Antonino. Estas unidades vão funcionar das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.


    Fonte: CE
    Por: NATALIA YAHN
    Link original: http://www.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/vacinacao-contra-a-gripe-cobre-40-mil-pessoas-mas-meta-e-imunizar-197/303403/
    Imprimir