Elaboração de Protocolos da Odontologia termina em maio
![]() |
© Divulgação |
Uma das palestras destinadas aos profissionais da rede pública de atendimento à população foi sobre o câncer bucal, em parceria com o CRO - Conselho Regional de Odontologia. Técnicos e auxiliares de saúde bucal também passaram por treinamento em prótese e técnica em radiologia do Centro de Especialidades, com o foco em Biossegurança na prática odontológica.
Outro assunto abordado em treinamento para dentistas, auxiliares e técnicas de saúde bucal foi a Educação Permanente sobre Levantamento Epidemiológico – índice CPO-D. Esse índice permite que sejam quantificados os dentes cariados, perdidos e obturados de uma amostra da população escolar de 6 a 14 anos, para criar o índice municipal em relação à saúde bucal.
Uma preocupação do setor de Saúde Bucal é a elaboração de protocolos da Odontologia. Serão criados 11 protocolos que envolvem especialistas do Centro de Especialidades Odontológicas, Dentistas da atenção básica e das escolas.
Para a elaboração, estão acontecendo debates entre os profissionais, com estudos e ajustes para o alinhamento de referência e contra referência na rede pública, com as condutas clínicas, para a convicção das atribuições dos profissionais. Ainda serão realizadas três reuniões para o fim da elaboração dos protocolos, que se encerrarão em maio.
Fonte: ASSECOM