Manifestação será em praças de pedágio
Manifestantes bloqueiam passagem de veículos. (Foto: André Bittar) |
A primeira manifestação ocorre esta manhã em Jaraguari, onde cerca de 15 manifestantes se reuniram. Apesar da baixa adesão, o trânsito na rodovia próximo ao pedágio do município era paralisado conforme veículos se aproximavam.
Os motoristas eram então informados sobre o motivo do protesto, que deve durar todo período da manhã. Engarrafamentos que se formavam eram rapidamente desfeitos, assim que todos os motoristas recebiam os panfletos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil, Walter Vieira dos Santos disse que maior mobilização será na quarta-feira, quando protesto ocorrerá em São Gabriel do Oeste.
"Com esse ato estamos repudiando três ações: a demissão em massa de trabalhadores, a paralisação da duplicação e a continuação da cobrança do pedágio", sustentou.
A duplicação da BR-163 começou em 2015 e em setembro do mesmo ano pedágio começou a ser cobrado.
No dia 12 de abril, a concessionária vencedora do leilão que a escolheu para realizar as obras, a CCR MSVia, anunciou a paralisação das obras até que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) revise o contrato de concessão, conforme solicitado pela empresa. Ainda não há resultado da análise.
A CCR alegou que o repasse de recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) foi reduzido, assim como o fluxo de veículos que transitam pela rodovia, tornando "insustentável" a manutenção do empreendimento conforme previsto em contrato.
Fonte: CE
Por: LUCIA MOREL
Link original: http://www.correiodoestado.com.br/cidades/protesto-de-trabalhadores-por-paralisacao-de-obra-tera-duracao-de-3/302657/