![]() |
Divulgação
|
A água que brota do chão e traz vida por onde passa percorre quilômetros para abastecer toda a população de Campo Grande. Celebrando o Dia Mundial da Água, a Águas Guariroba realizou na manhã de hoje (22) uma visita guiada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba e o plantio de mudas nativas na bacia do córrego que empresta o nome à concessionária.
Todas as fases, da captação ao tratamento, foram mostradas a produtores rurais da região da Área de Preservação Ambiental (APA) do Guariroba. Os visitantes conheceram o espaço da ETA, o primeiro ponto da visita guiada. Os trabalhadores observaram a tecnologia que é empregada para o tratamento da água.
O capataz Leonardo da Silva Lima, 31 anos, trabalha em fazenda da região com a criação de gado. Apesar de conhecer outras estações de tratamento da Bahia, sua cidade natal, foi em Campo Grande que ele se impressionou com a tecnologia. “Achei interessante, trabalho há 13 anos em Campo Grande, já estive na zona urbana e agora trabalho com o gado. Acho que precisamos conhecer como é esse tratamento até a água chegar em casa”, explica.
As dúvidas dos trabalhadores foram sanadas pelo coordenador de meio ambiente e qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo e o coordenador de projetos sociais, Willian Carvalho. “É essencial que os produtores conheçam a importância da água e como é o processo de captação e tratamento porque eles ajudam na preservação da bacia do Guariroba”, explica Fernando Garayo.
Sobre as dúvidas de quais são as estações de tratamento que atendem determinada região, Willian ressaltou aos produtores a importância das estações serem interligadas e monitoradas 24 horas por dia. “Tudo é controlado na sede da empresa via computador. Aqui na estação analisamos ainda a turbidez, o cloro, PH e flúor, tudo para que a água tenha uma qualidade excelente”, ressalta o Carvalho.
![]() |
Divulgação |
Plantio de mudas
O grupo também plantou mudas na bacia da represa do córrego Guariroba. As árvores escolhidas foram nativas da região e são essenciais para o meio ambiente. Todas cultivadas no viveiro da Águas Guariroba, que tem capacidade para produzir 50 mil mudas de árvores por ano.
Uma das mais animadas para a atividade foi a estudante Ana Luiza Goldini Melo, 6 anos. Acompanhada da mãe, ela é experiente na vida do campo e deu show no plantio. “Minha mãe já meu deu sementes para plantar em casa”, conta com entusiasmo.
Com cuidado ela colocou a muda no chão, encheu de terra e partiu para o próximo buraco. Ajudou mais três pessoas. “Eu gostei bastante daqui, é muito bonito”, afirma.
A mãe, Fabiana Goldini Melo, trabalha em uma propriedade rural e produz ovos e leite para complementar a renda. “Eu amei, gostei de tudo, é um lugar muito lindo, nem consigo imaginar como um corguinho pode se transformar em um rio tão importante. Acho que todo mundo precisa conhecer esse processo, ver como funciona. É essencial, fiquei feliz da Ana Luiza ter vindo também”, acredita.
Semana da Água
A programação da Semana da Água continua na noite de hoje (22), às 20h30, com a apresentação da peça teatral “Gaia, a mãe natureza”, na Feira Central de Campo Grande.
Amanhã (23), é o dia de homenagear os incentivadores do programa pesquisa científica em projetos de saneamento realizados em parceria com acadêmicos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).
As celebrações seguem ainda no dia 24 de março, às 15 horas, com a aula de educação ambiental do Programa Saúde Nota 10 da ala pediátrica da Santa Casa, e no dia 26 de março, com a 6ª edição da Corrida Águas Guariroba, na sede da concessionária. Os participantes disputam em quatro categorias: feminino e masculino, em percursos de 5 km e 10 km. Para aqueles que não correm, mas querem participar da comemoração, a opção é a caminhada de 5 km. A corrida é considerada prova oficial pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e faz parte do calendário da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul.
Fonte: ASSECOM