CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/02/2017

    Eclipse solar parcial poderá ser observado a partir das 8h30 na UFMS

    Astrônomos alertam que pessoas não olhem diretamente para o sol

    Fenômeno poderá ser visto entre 8h e 12h - Divulgação / Ministério da Ciência, Tecnologia
    Primeiro eclipse solar de 2017 acontece hoje. No Brasil, fenômeno poderá ser visto de forma parcial e apenas nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e parte do Nordeste, entre as 9h e as 12h.

    Por conta da estreita faixa de observação, fenômeno é considerado raro. Eclipse solar será anular, também conhecido como anel de fogo, quando se vê todo o desenho do sol e uma espécie de anel de luz ao redor.

    Em Campo Grande, Clube de Astronomia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove a observação do eclipse a partir das 8h30 na Casa da Ciência, em frente ao teatro Glauce Rocha.

    Evento será gratuito e aberto ao público. No local, público receberá orientações sobre como observar o eclipse com segurança e, para isso, serão distribuídas máscaras de solda.

    Observação Segura

    Observatório Nacional emitiu nota alertando para não se olhar diretamente para o sol, mesmo com uso de óculos escuros ou outro material caseiro. Segundo o órgão, a exposição, mesmo de poucos segundo, pode danificar o olho de modo irreversível.

    Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ainda neste ano, em 21 de agosto, haverá eclipse total do sol. No entanto, este fenômeno será visto como parcial no Brasil, apenas na região Nordeste.





    Fonte: CE

    Por: GLAUCEA VACCARI
    Link original: http://www.correiodoestado.com.br/ciencia-e-saude/eclipse-solar-parcial-podera-ser-observado-a-partir-das-8h30-na-ufms/298736/