CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/10/2016

    Em duas horas, 13 urnas apresentam problemas; duas foram substituídas

    Suspeita de crime eleitoral não foi registrada hoje, pelo menos pelo TRE

    Divulgação

    Até por volta das 10h, 13 urnas eletrônicas apresentaram problemas, das quais duas precisaram ser substituídas, neste domingo (30). As informações foram levantadas pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), em duas horas de votação.

    Os problemas foram ajustes que foram resolvidos nas próprias seções, conforme a Justiça Eleitoral. Um exemplo é uma escola que estava sem disjuntor, em uma das salas.

    Dos aparelhos que foram substituídos, uma urna foi em virtude de problema no software, na faculdade Unigran, e a segunda na Escola Estadual Maria Rita de Cássia, cujo problema apresentado foi no teclado do terminal.

    Em relação à ocorrência de crimes eleitorais, como boca de urna e compra de votos, o TRE não registrou, até agora. A votação começou às 8 horas e seguirá até às 17 horas, na Capital. Em Mato Grosso do Sul, a cidade é única com disputado do segundo turno.

    Canais de denúncias 

    Os eleitores de Campo Grande podem fazer denúncias por diversos canais, entre eles está o mais tradicional, que é acionar pessoalmente policiais, promotores e juízes eleitorais, no entanto também pode utilizar outras ferramentas, como aplicativos para celular e tablet ou ligar para telefones do MPF (Ministério Público Federal) e OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

    Como foi feito no 1° turno, o sistema Web Denúncias não vai funcionar hoje, mas poderá ser utilizado o aplicativo chamado "Pardal", onde os eleitores podem fazer denúncias pelo celular e tablets. Todos estes casos seguem para análise do Ministério Público Eleitoral.



    Fonte: campograndenews
    Por: Mayara Bueno
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/ja-sao-13-urnas-com-problemas-na-capital-duas-foram-substituidas