CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/09/2016

    Estiagem volta a prejudicar produção de bovinos e afetar frigoríficos de MS

    Setor começa sofrer com a queda na produção de bois. (Foto: Fiems)

    O JBS vai dar férias coletivas e suspender o abate por 20 dias, a partir de quarta-feira (21), em uma unidade de Campo Grande. A estiagem durante o inverno e a consequente redução da oferta de bovinos, podem ser a explicação para a decisão da empresa.

    Especialistas do mercado da carne, afirmam que a situação é comum, principalmente no terceiro trimestre do ano. No ano passado, a crise por falta de matriz para abate foi critica e afetou diversas plantas no Estado que chegaram a fechar às portas. 

    Deste vez, o JBS justifica que fechamento por 20 dias acontece para “ajustar demanda de produção às questões de mercado”. O grupo ainda tem enfrentado uma crise política, sendo alvo de investigações da Polícia Federal.

    O presidente da Assocarnes/MS (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidoras de Carnes), João Alberto Dias, explica que anualmente faltam animais para abates neste período, já que os bovinos estão em fase de terminação. "É uma coincidência de fatores, como a seca que afeta o pasto, queda na demanda e os bovinos que ainda não estão pronto para abates, mas é algo sazonal", alega.

    Dias afirma ainda que no terceiro trimestre do ano, há baixa nas comercializações. "Para os frigoríficos de pequeno e médio porte que trabalham com nível ajustado de abates, este trimestre não tem tanto impacto, agora, para grandes plantas, como o JBS isso prejudica, porque são muitos funcionários e o custo operacional é elevado, já que não tem gado para abater".

    Neste caso, a melhor maneira de passar por esse período, conforme o presidente, é dar férias coletivas. "Não adianta mandar os funcionários embora já que depois de um mês vão precisar deles novamente, já que o 4º trimestre é o melhor para o setor, onde tem oferta de animais e procura grande dos consumidores", finaliza.




    Fonte: campograndenews
    Por: Renata Volpe Haddad
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/rural/estiagem-volta-a-prejudicar-producao-de-bovinos-e-afetar-frigorificos-de-ms