CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/08/2016

    Gilmar Mendes abre processo que pode cassar registro do PT

    Representação foi encaminhada à corregedora do TSE, que analisará caso. Presidente do TSE viu indícios de que PT recebeu dinheiro da Petrobras. 

    Ministro Gilmar Mendes, durante sessão plenária do TSE. Brasília-DF (Foto: Roberto Jayme/ SCOI /TSE)

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, determinou nesta sexta-feira (5) abertura de representação contra o PT que pode resultar na cassação do registro do partido. O processo foi encaminhado à corregedora-geral eleitoral, Maria Theresa Assis Cavalcanti, que analisará o caso.

    Para Gilmar Mendes, há indícios de que o PT recebeu, por meio de doação de campanha ao partido e à campanha presidencial de 2014, dinheiro desviado de contratos da Petrobras. O G1 entrou em contato com a assessoria do PT, que informou que deverá divulgar uma nota ainda neste sábado.

    A abertura do processo que pode terminar com a cassação do registro do partido tem como base investigação das contas da campanha de 2014 da presidente afastada, Dilma Rousseff.

    Pouco depois da eleição, as contas da petista foram aprovadas com ressalvas pelo TSE, mas Gilmar Mendes decidiu apurar diversas despesas a pedido do PSDB, que apontou fornecedoras sem "capacidade operacional" para prestar os serviços e evidências de que empresas "aparentemente de fachada foram contratadas por valores exorbitantes e desproporcionais".

    No ano passado, o ministro enviou à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal informações da prestação de contas da campanha eleitoral de 2014 para investigação de eventuais irregularidades.

    Na época, ele afirmou que dados Operação Lava Jato indicam que o PT foi financiado indiretamente pela Petrobras, uma sociedade de economia mista, o que é vedado pela legislação eleitoral. Para Gilmar Mendes, há indícios de que foram cometidos, durante as eleições do ano passado, crimes de lavagem de dinheiro e de falsidade ideológica, que poderiam levar à abertura de ação penal.

    A defesa de Dilma já recorreu diversas vezes ao plenário do TSE para tentar encerrar as investigações, alegando que Gilmar Mendes está apurando matéria já decidida pelo tribunal, tendo em vista o fato de que as contas foram aprovadas com ressalvas pela Corte. No entanto, o plenário do TSE vem rejeitando esses recursos.



    Do G1, em Brasília

    --