Entorpecente chegou pelos Correios, oriunda da China
![]() |
Em 2012, sob efeito da droga rapaz atacou morador de rua e comeu seu nariz, olhos e boca (Foto: Divulgação) |
Uma operação da Polícia Civil do Ceará, apreendeu pela primeira vez no Estado a droga sintética “metilona”. O alucinógeno chinês possui o mesmo princípio ativo do êxtase e tem como um de seus efeitos a indução ao canibalismo. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (5), pelo Tribuna do Ceará.
Segundo a Polícia Federal, a metilona já foi encontrada em São Paulo e também no Rio Grande do Norte. As drogas são sintetizadas na Índia e na China. Mas o caminho obrigatório para vir para o Brasil é Europa. A metilona foi proibida nos Estados Unidos em abril do ano passado.
De acordo com a delegada Patrícia Bezerra, a apreensão ocorreu durante fiscalização a uma rave no município de Caucaia, na Região Metropolitana, prevista para o próximo dia 10. A operação foi deflagrada no sábado e prendeu sete pessoas, dentre elas Omar Martins Azzam, conhecido como Marroquino, e responsável pelo tráfico da metilona.
As investigações apontam que a droga chegou ao Estado pelos Correios, oriunda da China. “A metilona, a exemplo das outras drogas sintéticas, tem uma densidade volumétrica muito baixa, podendo ser transportada facilmente, a exemplo do êxtase e do LCD. Os traficantes têm facilidade em mandar essas drogas pelos Correios, passando muitas vezes pelo raio x sem que seja percebida”, pontua a delegada.
O impacto da droga, segundo a Polícia, é semelhante ao do MDMA (abreviação de metilenodioxi-metanfetamina), também com princípio ativo do êxtase. “A metilona tem efeitos ainda mais perigosos, pois causa no usuário o efeito do canibalismo, segundo relatos que levantamos fora no Brasil, mais precisamente nos EUA, em Miami”, ressalta Patrícia.
Canibalismo
Chamada de “cloud nine” nos Estados Unidos, a droga foi alvo de debate em 2012, após um rapaz, sob efeito do alucinógeno, ter atacado um morador de rua e comido seu nariz, olhos e boca.
Fonte: Midiamax
Por: Danielle Valentim
--