Foto: Demerval Nogueira |
O município de Glória de Dourados, seguindo uma trajetória de milhares de municípios brasileiros e também em todas as partes do continente terrestre, organizou a Ação referente ao “Maio Amarelo”, Movimento Internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, tendo em vista que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação e em qualquer lugar do mundo.
A passeata ou Ação como é mundialmente chamada sobre o Maio Amarelo contou com a participação da Prefeitura local através da Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtran), Governo MS, Detran-MS, Ciretran/Glória, escolas estaduais, municipais, particulares, Apae, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Municipal de Segurança Pública, Conselho Tutelar, Guarda Mirim, Auto Escola Cardoso, Igreja Católica e voluntários.
A passeata começou em frente à Praça Castelo Branco e terminou na Praça José de Azevedo, onde, em cima do coreto, o Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, Pe. Clarindo Redin fez um breve discurso pedindo ao Altíssimo a paz no trânsito e em seguida uma oração (Pai Nosso), em nome de todos aqueles que tiveram suas vidas ceifadas no trânsito e disse: "o trânsito no Brasil mata mais do que as guerras.
Andrey Leal da Silva, coordenador municipal de Trânsito disse que “tudo ocorreu dentro da normalidade, com a participação de centenas e centenas de pessoas, professores, diretores, estudantes, funcionários públicos e o público em geral, dando uma demonstração de que é necessário que todos os condutores veicular seja prudente e conduza seus veículos sempre atentos, porque trânsito seguro é um direito de todos” disse Leal, que tem como coordenador Laerte Enada Santana.
Por que “Maio Amarelo?” A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês “Maio” foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Essa Ação tem por objetivo reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo.
Fonte: ASSECOM
Por: Demerval Nogueira