CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/12/2015

    Líder do Governo faz balanço das atividades parlamentares do ano de 2015

    Deputado estadual, Professor Rinaldo (PSDB) - Foto: Victor Chileno

    Na próxima terça-feira (22), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul encerra suas atividades deste ano de 2015, tendo aprovado importantes projetos para melhorar a vida do povo sul-mato-grossense. O líder do Governo, deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) apresentou treze projetos de lei, destacam-se o projeto de criação e implantação de Centros Avançados de Estudos para Capacitação de Educadores da Rede Pública e Privada de Ensino no Estado de Mato Grosso do Sul, com objetivo de inserção escolar de alunos portadores de autismo ou diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista; a instituição da política de incentivo ao uso de bicicleta como modo de mobilidade urbana; a criação do Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher e; a criação do Dia Estadual de Incentivo à Redução de Consumo, Reúso e Racionalização de Água e Eficiência Energética, com a promoção de ações voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício, bem como disseminar medidas que visem a preservação dos recursos hídricos. 

    O deputado apresentou também 124 indicações que beneficiaram mais de 40 municípios e a população em geral, como a que sugere uma política de uso da energia solar e a que pede um sistema de captação de água da chuva para os conjuntos habitacionais construídos pelo Governo. Professor Rinaldo foi o responsável pela instauração da Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo e faz parte da CPI que investiga a ação/omissão do Estado nos casos de violência contra indígenas entre os anos de 2000 e 2015.

    Como líder do Governo, o deputado teve atuação de destaque e realizou importantes articulações que contribuíram para a aprovação do aumento para os servidores da educação, atendendo às reivindicações da Fetems; para a redução do ICMS do diesel; para a implantação da Caravana da Saúde; para a aprovação das Organizações Sociais de Saúde (OSS); para a criação do projeto Rede Solidária; entre outras. Professor Rinaldo acumula outras funções na Assembleia Legislativa, sendo o vice-presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos e; integrando as Comissões de Finanças e Orçamento; Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; e Controle de Eficácia Legislativa e Legislação Participativa. 

    Atuando em favor da família e dos mais necessitados, lutando por um Estado mais justo e mais humano, Professor Rinaldo faz um mandato transparente e participativo, recebendo demandas de inúmeros municípios e representantes sociais, além de promover eventos de prestação de contas do mandato. Em 18/09/2015, por iniciativa do vereador João Lucas, professor Rinaldo recebeu o título de cidadão corumbaense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, em especial, pelo empenho na aprovação do projeto que elevou Corumbá à categoria de Entrância Especial, possibilitando a criação de novas varas e assim aumentando o número de magistrados e acelerando a resolução das demandas judiciais do município. “Foi um ano difícil, o país está em grande crise, política, econômica e moral. Mesmo assim, aqui em Mato Grosso do Sul, conseguimos avançar em importantes áreas para melhorar a vida do cidadão sul-mato-grossense, esperamos que em 2016 o Brasil tome um rumo diferente para que nosso povo conquiste mais melhorias”, afirmou Professor Rinaldo.

    Emendas – Cada deputado estadual recebeu do Governo do Estado o direito de destinar R$ 1 milhão em emendas parlamentares para contribuírem com entidades e municípios nas áreas de saúde, educação e assistência social. Professor Rinaldo dividiu as emendas parlamentares para 38 entidades e prefeituras, contemplando assim, 29 municípios de Mato Grosso do Sul.

    Dentre as principais emendas, encontram-se recursos para aquisição de um aparelho de raios-X para o Centro de Especialidades Olivio Ferreira de Lima, em Maracaju; a aquisição de ambulâncias para as Prefeituras de Bataguassu e Paranaíba; a reforma e ampliação do CRAS em Douradina, e; aquisição de equipamentos para academia ao ar livre em Rochedo.

    Para Campo Grande, o deputado Professor Rinaldo destinou recursos para seis entidades, aquisição de gabinete odontológico para a Associação de Pais e Amigos do Autismo; implantação de oficina profissionalizante em tapeçaria para a ARTABAN; tendas para a cobertura do pátio do educandário das Obras Sociais Francisco Thiesen; aquisição de veículo para atender o Instituto Eurípedes Barsanulfo; aquisição de equipamentos e materiais para o consultório odontológico da Associação de Reabilitação Parceiros da Vida e; aquisição de bebedouros e câmeras de segurança para a Escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira.

    As emendas parlamentares do deputado também foram destinadas para os seguintes municípios: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranhos, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro e Rio Verde de Mato Grosso. 



    Fonte: ASSECOM
    Por: Ely Silveira