“Dele nada se sabia”
| ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso - Divulgação/Arquivo |
O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, respondeu, via Facebook, a reportagens que indicam suposto suborno durante o governo dele, em 2001. Delação do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, indica que o senador Delcídio do Amaral (PT), então diretor da estatal, teria recebido R$ 10 milhões de uma multinacional em troca de preferência para compra de turbina, em momento onde o País passava por um apagão.
Delcídio do Amaral era filiado ao PSDB antes de migrar para o PT e já ocupava cargos de destaques na Petrobras no governo de FHC. Agora, com revelação deste possível desvio, o ex-presidente tratou de se pronunciar via Facebook, dizendo que a questão era pessoal do senador.
“Se houve algo, durante o meu governo, foi conduta imprópria do Delcídio, não corrupção organizada, como agora. Dele nada se sabia, tanto que em 2001 foi aceito pelo PT, e se elegeu Senador, depois foi candidato a Governador do Mato Grosso do Sul. Derrotado pelo PSDB, virou líder da Dilma, sem que suspeitas fossem levantadas. Espero que as investigações se aprofundem e que se comprovado o fato, todos sejam punidos”, declarou.
Em delação premiada o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, teria dito que Delcídio recebeu US$ 10 milhões da multinacional Alstom no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 2001.
Segundo Cerveró, os 10 milhões de dólares foram recebidos de suborno da multinacional. Na época Delcídio era diretor de Óleo e Gás da Petrobras e Cerveró um dos chefes dele. O suborno teria ocorrido para compra, às pressas, de uma turbina para uma termoelétrica que seria construída no Rio de Janeiro, quando o governo de Fernando Henrique Cardoso passava por problemas com apagão.
Fonte: Midiamax
Por: Wendell Reis
Link original: http://www.midiamax.com.br/politica/fhc-possivel-corrupcao-governo-dele-foi-questao-pessoal-delcidio-283874