CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/11/2015

    Escolas de MS participam de prova que analisa qualidade do ensino no país

    Alunos da rede pública realizam prova esta semana. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
    Traçar um raio-X do ensino oferecido pela rede pública do país. Esta é a proposta da Prova Brasil, que será realizada esta semana por alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de todo o Estado. A avaliação será aplicada a partir desta segunda-feira (9) e é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que avalia os alunos a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

    Nos testes aplicados no 5º e 9º anos do ensino fundamental, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, com foco na resolução de problemas.

    No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

    A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

    Os dados ficam disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.



    Fonte: campograndenews
    Por: Flávia Lima
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/escolas-de-ms-participam-de-prova-que-analisa-qualidade-do-ensino-no-pais