![]() |
| Divulgação |
A apresentação do teatro de bonecos “Aventuras no Mundo Encanado” fez a alegria dos alunos da Escola Educandário Espírita Blaise Pascal nesta terça-feira (24), no bairro Aero Rancho. A instituição, que atende cerca de 300 crianças com ensino regular e atividades extra curriculares, participou do programa de educação ambiental Saúde Nota 10, promovido pela Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da Capital. Desde 2006, a ação já levou informações sobre saneamento a um público de 150 mil estudantes.
O espetáculo de bonecos concluiu as atividades do programa na escola, que também recebeu palestras e uma revista em quadrinhos para cada aluno. Para incentivar o aprendizado, as crianças participaram de concursos culturais de desenho e de frase com o tema “Água e esgoto tratados – saúde para todos”. Após a apresentação do teatro, os autores dos melhores trabalhos foram premiados.
A aluna Melissa Soares, do quinto ano, levou para casa uma bicicleta pelo primeiro lugar no concurso de frase. “Quando eu estava sentada ali naquela cadeira alguma coisa me dizia que eu ia ganhar. Eu já sabia! Fiquei muito feliz!”, comemorou a menina. Quando questionada sobre o que aprendeu com as atividades do Saúde Nota 10 na escola, a reposta é rápida. “Eu aprendi que devemos cuidar da nossa água”.
Para a coordenadora pedagógica do educandário, Evanir Ximenes Gomes o trabalho de educação ambiental foi bem vindo. “Foi muito importante para desenvolver nas nossas crianças a consciência da preservação e esse cuidado com a água potável que está cada vez mais escassa no nosso planeta”, afirma. “Tudo isso vai ficar registrado para eles. A premiação pelo esforço que tiveram em desenvolver o trabalho e também este momento alegre, festivo, de assistir ao teatro. Muitos não têm sempre essa oportunidade, pois nossa comunidade ainda é deficitária em atividades culturais. Foi muito bacana”.
Participação
De forma complementar ao Programa Saúde Nota 10, a equipe de projetos sociais da Águas Guariroba também promoveu na escola a campanha “De Olho no Óleo”. A ação visa alertar sobre os problemas ambientais causados pelo descarte do resíduo na rede de esgoto ou na natureza. Para incentivar os alunos, foi promovida uma gincana para coletar o resíduo para reciclagem. As turmas que arrecadaram a maior quantidade de óleo de cozinha usado participarão de um passeio na estação de tratamento de água (ETA) Guariroba. “Neste momento tivemos a participação dos pais, contribuindo, colaborando com as crianças, trazendo o óleo”, conta a coordenadora pedagógica. Com a dedicação de toda e comunidade escolar à campanha, foram reunidos mais de 500 litros de óleo para reciclagem.
Por: Priscilla Demleitner

