![]() |
| Após entrega de relatório, integrantes da CCJ arquivaram comissão processante contra Olarte (Foto: Fernando Antunes) |
A Comissão Processante aberta contra o prefeito afastado Gilmar Olarte (PP) foi arquivada, por falta de objetivo, já que ele já não exerce mais a função. Esta decisão foi proferida pelo relator do processo, o vereador Paulo Siufi (PMDB) e depois repassada a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que decidiu pelo arquivamento.
Com esta decisão, não vai mais haver sessão extraordinária para votar a cassação de Gilmar Olarte, porque o arquivamento feito pela Comissão de Constituição e Justiça termina o caso em definitivo. Os cinco vereadores Vanderlei Cabeludo (PMDB), Aírton Saraiva (DEM), Carlos Borges (PSB), Otávio Trad (PT do B) e Herculano Borges (SD), que integram a comissão, votaram de forma unânime.
A vereadora Thais Helena (PT), uma das autoras do pedido de abertura da Comissão Processante, já tinha feito um pedido antes, para que o processo fosse arquivado, justamente pelo fato do prefeito afastado não estar mais ocupando o cargo, mas a procuradoria jurídica da Câmara, explicou que só poderia se adiantar neste processo, por medida judicial.
![]() |
| Relator da comissão,Paulo Siufi, explicou que a ação não tem objeto, porque Olarte não ocupa mais o cargo (Foto: Fernando Antunes) |
O relator, Paulo Siufi, ainda explicou que caso Gilmar Olarte volte a exercer a função, nada impede os vereadores possam abrir um novo processo, inclusive com o mesmo motivo que estava em pauta.
Olarte estava sendo julgado por ser réu em processo de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, após a Justiça Estadual aceitar a denúncia de que o progressista teria participado da ação criminosa em que se pedia cheques em branco para pessoas, em troca de vantagens no poder público, que depois teriam sido repassados para agiotas.
Fonte: campograndenews
Por: Leonardo Rocha e Antônio Marques
Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/comissao-processante-que-poderia-cassar-gilmar-olarte-foi-arquivada

