CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/11/2015

    Atividades de prevenção contra câncer de boca tem participação de acadêmicos

    Higiene bucal é principal elemento de prevenção da doença. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)

    Com foco no combate ao câncer de boca, profissionais e acadêmico da Uniderp participam nesta segunda-feira (9), a partir das 13h30, da abertura da semana de combate a doença, que acontece no auditório da da universidade, a partir das 13h30.

    Para alertar a população sobre os perigos e prevenção do câncer bucal, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul vai desenvolver uma série de atividades que terão início na quarta-feira (11), com uma atividade na praça Ary Coelho, das 8 horas ao meio-dia.

    No local será instalado um posto de atendimento, em que a população passará por uma triagem com o objetivo de diagnosticar lesões cancerígenas. Também será realiza uma blitz educativa e profissionais e acadêmicos de Odontologia da Uniderp darão dicas de autoexame.

    O câncer de boca está na lista dos mais incidentes na população de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A estimativa da entidade é que somente em 2014, foram registrados 11.280 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres.

    Os valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres. Conforme o INCA, em 2013 foram registradas 7.144 mortes no Brasil, sendo 5.645 homens e 1.499 mulheres.

    O câncer bucal ocorre com mais frequência em homens, principalmente com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, são os principais fatores de risco.

    A doença atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca. Já o câncer de lábio tem como principal fator de risco a exposição solar.



    Fonte: campgorandenews
    Por: Flávia Lima
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/atividades-de-prevencao-contra-cancer-de-boca-tem-participacao-de-academicos