CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/10/2015

    Campanha incentiva adesão ao serviço de esgoto

    Divulgação

    Visando incentivar a adesão ao serviço de esgoto, a Águas Guariroba iniciou hoje (26/10) mais uma ação de conscientização sobre a importância do saneamento para a saúde, qualidade de vida e meio ambiente. A campanha está sendo divulgada através de publicidade em ônibus e rádio.

    Este mês a concessionária, que faz parte da Aegea Saneamento, completa 15 anos de atuação em Campo Grande com o acesso ao serviço de esgoto alcançando 82% da população. Esse índice, quando a Águas Guariroba iniciou suas atividades em 2000, era de 18,7%. Apesar da evolução, ainda existem mais de 20 mil imóveis que, mesmo tendo a rede de esgoto disponível na porta de casa, ainda não fizeram a conexão. De acordo com a Lei 11.445/2007, conhecida como Lei do Saneamento Básico e do Regulamento de Serviços de Campo Grande, a conexão dos imóveis ao serviço de esgoto, quando disponível, é obrigatória e o usuário tem três meses para fazer a adesão.

    “Esgoto é uma questão de saúde pública, por isso a obrigatoriedade. Levantamento realizado junto ao Ministério da Saúde (Datasus) comprova isso. Em dez anos tivemos em Campo Grande uma redução de 86% na taxa de internação por diarreias, doença geralmente provocada pela falta de saneamento” – afirma o presidente da Águas Guariroba José João Fonseca.

    A meta da concessionária é universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto até 2025 e para isso estão sendo investidos R$ 636 milhões na terceira etapa do Programa Sanear Morena, que está em andamento. 

    Nos locais onde a rede de esgoto está disponível, o usuário deve providenciar a ligação interna do seu imóvel até a caixa de ligação, instalada na calçada pela Águas Guariroba - essa é a conexão para a utilização do serviço. Durante a campanha, a concessionária disponibilizou várias equipes para visitar esses imóveis, oferecendo mais uma vez o serviço de esgoto.

    A conexão é oficializada através da assinatura de contrato, que é obrigatório. O usuário que já fez a conexão, mas ainda não assinou contrato com a Águas Guariroba, deve ligar no 115 ou 0800 642 0115 e agendar uma visita.




    Fonte: ASSECOM
    Por: Priscilla Demleitner