![]() |
| 24 etnias do Brasil vão participar dos Jogos Mundiais Indígenas. (Foto: Divulgação) |
100 índios das etnias Guarani Kaiowa e Terena representam o Mato Grosso do Sul nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que acontecem em Palmas, de hoje até 1 de novembro. Participam das competições 24 etnias do Brasil e povos nativos vindos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia e Rússia. A abertura está programada para as 19 horas (Horário local e de MS) desta sexta-feira.
São 50 índios Terena que chegaram em Palmas na manhã dessa terça-feira (20). Os Guarani Kaiowa também vieram com 50 integrantes e chegaram na segunda-feira (19). Eles disputam 11 modalidades, entre eles o arremesso de lança, lutas corporais e tiros com arco e flecha.
As etnias indígenas estão alojadas no "Okara", uma espécie de aldeia construída em Palmas.
Segundo a organização, os Guarani e Terena representam o Pantanal, pois em vez do mapa brasileiro, o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, que organiza o evento, segue a geografia étnica, levando em conta os biomas nacionais: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Pampa e Pantanal.
| Local onde serão disputados os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. (Foto: Divulgação) |
Fonte: campograndenews
Por: Thiago de Souza
Link original: http://www.campograndenews.com.br/esportes/100-indios-guarani-kaiowa-e-terena-disputam-jogos-mundiais-em-palmas
