CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/09/2015

    Sidrolândia, MS: saúde do homem foi tema de capacitação de enfermeiros

    Foto: SESAU

    A Secretaria Municipal realizou no final do mês passado um Curso de Capacitação para enfermeiros do Município de Sidrolândia com o tema "SAÚDE DO HOMEM" assunto de grande relevância nos serviços de saúde como um todo na medida em que dados demonstram que há uma baixa procura deste público às Unidades Básicas de Saúde fazendo com que os homens só adentrem o sistema de saúde muitas vezes por meio de procedimentos especializados, de média e alta complexidade. 

    O objetivo é desenvolver estratégias para integrar os homens na lógica dos serviços de saúde ofertados, possibilitando que eles realizem seus exames preventivos de rotina, tais como: HIV, Sífilis e Hepatites, Hipertensão e Diabetes, vacinação, entre outros importante também participarem do Pré-Natal da Parceira se preparando para o exercício efetivo da paternidade ativa e consciente e no acompanhamento da gestação e do parto de suas companheiras e nos cuidados no desenvolvimento da criança, possibilitando a todos uma melhor qualidade de vida e vínculos afetivos saudáveis.

    Este tema traz inúmeros benefícios principalmente, a valorização de modelos masculinos positivos que inspiram a capacidade de ouvir, negociar e cooperar, pautados no respeito, tolerância, autocontrole e cuidado. Outro ponto importante que foi apresentado é a iniciativas de ações de prevenção as doenças de alto índice nos homens como as provocadas pelos acidentes de trânsito; agressões; lesões autoprovocadas intencionalmente (suicídio). Os enfermeiros receberam orientações de como Sensibilizar os demais profissionais da equipe; Aumentar seus conhecimentos quanto ao atendimento ao homem; Qualificar a escuta e o acolhimento humanizado e o correto encaminhamento na rede de serviços de saúde.

    Segundo Degmar Rossi, Coordenadora de Atenção Básica de saúde, cursos como esse deverão fazerem parte da rotina dos profissionais da área, atendendo um pedido do Prefeito Ari Basso a secretaria municipal de saúde Leila Couto.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Cid Pinheiro