CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/08/2015

    Ponta Porã, MS: Fanfarristas se reúnem após 25 anos para participar do desfile cívico

    Ex-integrantes da fanfarra da Escola Paroquial São José, fazendo história na região fronteiriça. Dia 15 de agosto no Parque dos Ervais em Ponta Porã foi realizado o encontro inaugural para os ensaios que serão terças quintas e sábados dos fanfarristas, para se prepararem para apresentação no dia sete de setembro - Foto arquivo pessoal Yhulds Bueno

    Amizade não tem idade, distância, pois a verdadeira amizade não se apaga com os anos, mesmo que esses amigos de escola se distanciem para realizar seus sonhos e ideias profissionais e familiares, os rumos podem ser diferentes, mas as boas memórias dos bons tempos de escola de juventude permanecem dentro de cada um basta um motivo para despertar a vontade de rememorar estes eventos que marcaram toda uma geração fronteiriça. 

    A escola Paroquial São José foi uma das principais unidades educacionais da fronteira com sistema privado (particular), escola tradicional primeiramente com educadores sendo os mesmos eclesiásticos, padres e freiras (irmãs) da ordem redentoristas. 

    A escola se localizava na Avenida Brasil travessa com a Rua Tiradentes, por décadas formou alunos que se tornaram profissionais nas mais diversas áreas dentro e fora da cidade, dentro de suas atividades extras curriculares de destaque, a sua fanfarra marcou época e fez história. 

    Em 1978, através de apoio e incentivo do Professor Isaac Borges Capillé ocorreu na cidade o primeiro concurso oficial de fanfarras em Ponta Porã, pois anteriormente eram meramente apresentações e desfile. O troféu transitório foi uma doação do Grupo Fazendas Itamarati. 

    O Professor Issac Borges Capillé foi o percussor de fanfarras do município, criando a primeira fanfarra do Ginásio São Francisco na década de 60 e incentivando outras unidades escolares a formar suas fanfarras, educador, político e desportista que marcou história na fronteira, ele escreveu a letra do Hino do Município de Ponta Porã, um poema a princesinha dos ervais. 

    A Taça (copa) era transitória, só podendo ser adquirido
     permanentemente depois de três títulos consecutivos
     ou cinco alternados. Campeão do primeiro ano em
     1978 foi à antiga Escola Batista, no segundo
     ano em 1979 foi Escola Mendes Gonçalves,
     e sobre o comando do maestro Geraldo Portiolli
     em 1980, 1981 e 1982 a escola Paroquial São José
     sagou se Tricampeã desta maneira ficando com
     a posse definitiva da Taça, que está exposta na
    galeria de inúmeras conquistas desta gloriosa escola.
     Hoje a escola está extinta e no mesmo local do
     antigo prédio da Escola Paroquial são José se
     encontra uma nova entidade educacional que
    esta como guardião destas relíquias.

    No decorrer dos anos 80 a fanfarra participou de concursos e apresentações nacionais e internacionais primeiramente sobre o comando do maestro Geraldo Portiolli depois passou ser comandada pela maestrina Eliana Ramos, se destacando apresentação no desfile de Assunção Capital do Paraguai, e várias apresentações em Pedro Juan Caballero, o quarto lugar no brasileiro de 1982 o bicampeonato no encontro brasileiro de fanfarras em Jaraguá do Sul (SC) o Estadual em Campo Grande em 1990, enumerar ou falar de todos os títulos conquistados por esta fanfarra e seus componentes seria redundante sua gloria estará sempre registrada na memória histórica da região fronteiriça e de todos que um dia fizeram parte desta grande família da Escola Paroquial São José. 

    Os grupos de amigos que se aproximaram nas redes sociais e realizaram em dois de maio o primeiro encontro de ex-integrantes no Clube do Laço Lino do Amaral Cardinal, deste primeiro encontro surgiu à ideia da ONG Amigos para sempre e a ideia do desfile em sete de setembro, uma nova festa para arrecadar fundos para ONG foi realizado Arraia dos fanfarristas no mês de Julho. 

    Agora e ver o resultado desta grande confraternização e demonstração de amizade e companheirismo entre todos estes AMIGOS PARA SEMPRE.

    “O que se leva da vida é a vida que se leva” Tulio Dek/dj Cuca