Em depoimento, adolescente confirma rede criminosa, cuja finalidade era extorsão
Além de confirmar a existência da trama de exploração sexual e extorsão envolvendo políticos e empresários de Campo Grande, os depoimentos prestados durante audiência judicial nesta terça-feira, 28 de julho, trouxeram à tona novas revelações. Uma das adolescentes exploradas citou novos nomes de supostos envolvidos no esquema, fato que está sendo tratado com cuidado pelas promotorias envolvidas e pelo juiz da ação Marcelo Ivo. “Eventualmente levantaram nomes de outras pessoas que ainda estão em fase de apuração (...) Existem novos nomes de pessoas que estão sendo analisados. Temos que ter cuidado. Não se pode agredir pessoas inocentes que sejam citadas por ma-fé, descuido ou má-interpretação” , disse o promotor de Justiça Fernando Martins Zaupa.
Anteriormente ao depoimento da adolescente, a promotoria já apurava a possibilidade de outros nomes participarem do esquema, assim como o envolvimento de mais garotas. “Tem mais linhas de investigação. Há outros fatos que estão em apuração”, reitera o promotor. Segundo ele, pelos depoimentos, ficou comprovado que a prostituição de adolescentes era o meio utilizado para a finalidade de extorsão. “Houve a confirmação de que havia uma orquestração de pessoas voltadas para essa finalidade de extorsão, usando menores para prostituição que era o meio para se chegar à extorsão de pessoas poderosas da cidade”, relatou o promotor.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, as meninas gravavam os encontros íntimos com os clientes usando uma pequena câmera oculta em um chaveiro. As imagens seriam usadas para chantagear e obter dinheiro de políticos que faziam os programas com as adolescentes. Até agora, duas são as garotas que aparecem nas imagens mantendo relações sexuais com os acusados. Apenas uma delas depôs na audiência desta terça-feira.
Conforme o promotor, as meninas eram seduzidas pelos ‘cabeças’ da rede de exploração. “Eles aproveitavam a situação de fragilidade delas, a desestruturação familiar e financeira, e prometiam mundos e fundos, dinheiro, vida fácil e glamour”, afirma. O depoimento teria sido rico em detalhes. A garota confirmou a participação dos políticos já envolvidos no processo e os valores pagos pelos programas. Por enquanto, são acusados de manter relações sexuais com as adolescentes, o ex-vereador José Alceu Bueno e o ex-deputado estadual Sérgio Assis. Os dois comparecem à audiência como ouvintes acompanhados dos advogados, mas, ao deixar o Fórum, não fizeram considerações à imprensa.
Maioridade - Quem também compareceu foi o ex-vereador Robson Martins que responde peo crime de extorsão. O advogado dele José Roberto Rosa falou aos jornalistas. Segundo Rosa, um fato que chamou atenção foi a declaração da adolescente de que se apresentava aos ‘clientes’ como sendo maior de idade. “Esse é um fato novo que pode dar outro desfecho para este processo”, considerou.
Ele conta que, na versão da adolescente, teria sido combinado entra as meninas e os chefes do esquema que elas se apresentariam como maiores aos políticos e só revelariam a verdadeira idade quando estivessem em momentos íntimos com eles, já gravando a declaração.
Questionado, o promotor contestou a versão do advogado. “Não é bem assim. Essa questão é controversa (...) Mesmo porque já é de conhecimento público que elas são adolescentes e confirmaram a idade para as pessoas com quem elas tiveram relacionamento”, ponderou. Na audiência desta terça-feira, foram colhidos depoimentos da adolescente, da mãe dela, e de policiais civis que participaram das investigações, sendo dois investigadores e uma escrivã.
Bueno, Assis e Robson respondem ao processo em liberdade. Já Fabiano Viano Otero considerado o cabeça do esquema e o empresário Luciano Pageu, também envolvidos, estão detidos no sistema prisional. As meninas estão recebendo acompanhamento psicológico do poder público. A próxima audiência está prevista para dia 21 de agosto, data ainda a ser confirmada pela Justiça.
![]() |
| Foto: Víctor Chileno |
![]() |
| Foto: Víctor Chileno |
![]() |
| Foto: Víctor Chileno |
![]() |
| Foto: Víctor Chileno |
![]() |
| Foto: Víctor Chileno |
![]() |
| Foto: Víctor Chileno |
![]() |
| Foto: Víctor Chileno |
![]() |
| Foto: Víctor Chileno |
![]() |
| Foto: Víctor Chileno |
![]() |
| Foto: Víctor Chileno |
Fonte: diáriodigital
Por: Valdelice Bonifácio
Fotos: Víctor Chileno










