CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/06/2015

    Bataguassu recebe programa Caravana da Saúde

    Divulgação


    O município de Bataguassu recebe a partir de sábado (30/5), a terceira edição da Caravana da Saúde. O programa, iniciado este ano pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul visa à garantia do acesso aos serviços de saúde de forma rápida e a manutenção dos atendimentos, proporcionando a melhor qualidade da saúde para a população sul mato-grossense.

    Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, a princípio, o evento seria realizado apenas nas 11 microrregiões de saúde do estado (Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas), mas devido à mobilização da atual administração municipal, a ação será trazida para Bataguassu. “Faremos parte do programa junto ao município de Três Lagoas, que é sede da microrregião. O evento ocorrerá em Bataguassu e no município vizinho simultaneamente até o dia 14 de junho. Em Bataguassu, atenderemos também demandas de procedimentos médicos das cidades de Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia assim como os pacientes locais também serão atendidos em Três Lagoas”, explica a secretária.

    Maria Angélica informa que serão realizados no decorrer da Caravana da Saúde, 222 procedimentos cirúrgicos, sendo 100 na área ginecológica e 122 cirurgias eletivas, além de desenvolvidos o montante de 700 exames de ultrassonografia, 100 endoscopias e 40 colposcopias, sendo que todos os procedimentos são voltados aos pacientes que já aguardavam na fila de espera para sua realização. “Serão oferecidos também aos funcionários da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, capacitações diversas no período de permanência da Caravana da Saúde na região Leste”.

    A chefe da pasta acrescenta que para a realização das cirurgias, a Irmandade Santa Casa de Misericórdia passará por uma estruturação no centro cirúrgico a partir de investimentos na ordem de R$ 569 mil através de parceria do Governo do Estado. “Todos os equipamentos após a passagem da Caravana da Saúde, serão cedidos ao município e utilizados pela população em geral que necessitar desses tipos de procedimentos, inclusive o aparelho colposcópio que não possuíamos no município, ficará a disposição da Santa Casa”, frisa.

    A previsão é que a Caravana da Saúde atenda os 79 municípios do Estado, sendo que já foram contempladas as cidades de Coxim e Ponta Porã. São mais de 170 profissionais envolvidos e 14 veículos equipados para realizar exames, consultas, cirurgias e palestras. A expectativa é atender no decorrer do ano, 18.800 pessoas que aguardam por algum procedimento cirúrgico eletivo em todo Estado.

    Segundo o prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB), com a vinda da Caravana da Saúde serão colocadas em dia as demandas de exames e cirurgias acumuladas no decorrer dos anos entre os municípios da região. “Temos uma demanda de procedimentos que por vezes acabam ficando acumuladas. Esta será uma oportunidade para que o município ofereça os atendimentos nas mais diversas áreas, de forma gratuita e segura para a nossa população. Tenho certeza que a iniciativa será um sucesso”, disse o prefeito. 

    Para o lançamento, estão previstas a vinda do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), do secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, além de autoridades dos municípios que também serão atendidos pela Caravana da Saúde, em Bataguassu. É esperada ainda a participação de autoridades locais e de Três Lagoas, onde as ações da Caravana da Saúde são iniciadas dia 9 de junho.




    Fonte: Debate