CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/05/2015

    Assembleia Legislativa fortalece parceria para ampliar atendimento contra câncer


    Foto: Rachid Waqued/ALMS

    Durante reunião, realizada nesta quinta-feira (21/05), na Secretaria Estadual de Saúde (SES), entre o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, e o médico Raphael Luiz Haikel Júnior, do Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, foi oficializada uma parceria com o objetivo de ampliar as ações preventivas em Mato Grosso do Sul. "A importância dos atendimentos realizados aqui é reconhecida", afirmou Mochi.

    Segundo ele, os parlamentares apoiarão as novas iniciativas, como a Carreta de Prevenção, unidade móvel com equipamentos de alta resolução para a prevenção do câncer. "É uma proposta que certamente agradará aos deputados estaduais, pelo fato de percorrer os municípios, ampliando gradativamente o número de cidades atendidas. A Casa de Leis quer materializar a economia que tem feito e devolvido ao Executivo, destinando essa verba ao projeto. Proponho a compra de uma Carreta totalmente equipada com esse dinheiro", disse o presidente do Parlamento Estadual. 

    Para Raphael Haikel, o apoio dos deputados estaduais e do governo é fundamental para ajudar no projeto de ampliação de atendimento da unidade de prevenção ao câncer no Estado. “Atualmente, atendemos Campo Grande e nosso único convênio é com o Sistema Único de Saúde, além da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com trabalho voluntário. O repasse do SUS é menor que nosso custo, o excedente é mantido pelo Hospital de Barretos", explicou. Ele informou que no próximo sábado (23/05), a Carreta será inaugurada em Nova Andradina, abrangendo região formada por 22 municípios.

    Segundo o secretário estadual de saúde, Nelson Tavares, a iniciativa do Hospital de Câncer de Barretos alavancará o setor da oncologia no Estado. "Já em relação à proposta trazida a nós, vamos avaliar com o Mochi e a Assembleia Legislativa todas as possibilidades de parceria e convênios e levaremos essa pauta ao governador Reinaldo Azambuja, para que ele avalie a intensidade de colaboração dos Poderes”, pontuou. 

    Instituto - O Instituto de Prevenção Antônio de Morais dos Santos, unidade do Hospital do Câncer de Barretos, foi construído em Campo Grande com recursos da ordem de R$ 12 milhões, doados pelo pecuarista que dá nome à instituição. Garante atendimento a aproximadamente um milhão de pessoas, com ações de prevenção do câncer de mama e colo do útero. Também são realizadas no Instituto, quando necessário, biópsias, exames complementares para o diagnóstico do câncer e microcirurgias. 



    Fonte: ASSECOM/ALMS