CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/11/2014

    Nico desbanca Hamilton e crava a pole para decisão da F-1 em Abu Dhabi

    Britânico sai na frente no Q1 e no Q2, mas acaba sendo superado por companheiro de Mercedes na superpole. Bottas tira 3º lugar no grid de Massa nos instantes finais

    Lewis Hamilton e Nico Rosberg após o treino classificatório para o GP de Abu Dhabi
     (Foto: Getty Images)

    O último round antes da decisão do título da temporada 2014 da Fórmula 1 aconteceu neste sábado. No treino classificatório para o GP de Abu Dhabi deste domingo, Nico Rosberg levou a melhor sobre Lewis Hamilton. Após ver o britânico liderar o Q1 e o Q2, o alemão desbancou o rival no Q3 e garantiu a pole position para a última etapa do campeonato.

    Q1

    Logo nos primeiros minutos do Q1, Hamilton e Rosberg voaram baixo, anotaram os melhores tempos e retornaram aos boxes, para poupar pneus para o restante do treino. Na disputa para avançar ao Q2 nos segundos finais, Maldonado, Grosjean, Gutiérrez e Sutil brigavam para não serem eliminados juntamente com a dupla da Caterham, Kobayashi e Stevens. Quem levou a melhor foi o alemão da Sauber, que garantiu o 15º tempo e seguiu vivo no treino.

    Com o cronômetro zerado, Massa – já com a vaga garantida – encaixou uma boa volta e quase surpreendeu a dupla das Flechas de Prata. O brasileiro fez a melhor parcial nos dois primeiros setores, mas perdeu tempo no 3º setor e passou para o Q2 com o terceiro tempo. Destaque também para a força mostrada pela McLaren. Magnussen e Button avançaram no top 5.

    Classificados: 1) Hamilton, 2) Rosberg, 3) Massa, 4) Magnussen, 5) Button, 6) Ricciardo, 7) Kvyat, 8) Bottas, 9) Vergne, 10) Raikkonen, 11) Hulkenberg, 12) Alonso, 13) Vettel, 14) Pérez 

    Eliminados: 15) Sutil, 16) Grosjean, 17) Gutiérrez, 18) Maldonado, 19) Kobayashi, 20) Stevens

    Q2

    Hamilton voltou a ser mais rápido no Q2. Rosberg abortou uma de suas voltas por escapar da pista, mas na sequência fez o segundo tempo. Nos instantes finais, no entanto, o alemão foi superado por Massa e Bottas, que ficaram entre ele e o britânico. A McLaren, dessa vez, cometeu um erro primário – não colocou combustível suficiente nos carros – e complicou a vida de Button e Magnussen. O veterano conseguiu se recuperar e avançou em sexto. Já o novato acabou sendo eliminado, na 11ª colocação. Raikkonen ficou com a última vaga para a superpole.

    Classificados: 1) Hamilton, 2) Massa, 3) Bottas, 4) Rosberg, 5) Ricciardo, 6) Button, 7) Alonso, 8) Kvyat, 9) Vettel, 10) Raikkonen

    Eliminados: 11) Magnussen, 12) Vergne, 13) Pérez, 14) Hulkenberg, 15) Sutil

    Q3

    Então chegou a hora de decisão. Bottas foi o primeiro a sair para a pista no Q3, seguido pelos demais pilotos, exceto a dupla da Ferrari. O finlandês anotou 1m41s321, mas foi superado em seguida pelo companheiro Massa, 1m41s119. Rosberg completou a volta a seguir e pulou para a ponta: 1m40s697. Hamilton, por sua vez, não encaixou uma volta limpa, e fez o segundo tempo, 1m41s021.

    Os pilotos foram para os boxes para colocar novos jogos de pneus, para as últimas tentativas de volta rápida. Bottas fez 1m41s025 e tirou o terceiro lugar de Massa, que não conseguiu melhorar seu tempo. Rosberg, por usa vez, voou ainda mais baixo, 1m40s480, e precisava aguardar Hamilton para saber se havia garantido a pole ou não. O inglês anotou 1m40s866 e não conseguiu desbancar o rival. Ricciardo, Vettel, Kvyat, Button, Raikkonen e Alonso completaram os dez primeiros.

     Curta o JORNAL DO ESTADO MS no Facebook e fique bem informado (a)
    Siga o JORNAL DO ESTADO MS no Twitter: @JORNALESTADOMS

    Fonte; G1/JE
    Por: GloboEsporte.comAbu Dhabi, Emirados Árabes Unidos