Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    17/11/2014

    Capacitação em bovinocultura de leite oferecida pelo Pronate Agro começa hoje na Capital

    A turma iniciada hoje (17) receberá técnicas e conhecimentos sobre bovinocultura de leite

    Um dos três cursos oferecidos pelo programa Pronatec Agro e gerenciado pela equipe técnica do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural inicia hoje (17/11), no prédio anexo da Famasul. Com 240 horas aulas, das 17h30 às 22h (segunda à sexta-feira), os alunos aprenderão técnicas de capacitação em Assistente de Planejamento e controle de Produção, com vertente na bovinocultura de leite.

    Em Campo Grande serão ofertadas 90 vagas e mais duas especialidades que são bovinocultura de corte e ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. O Pronatec Agro é resultado de uma articulação entre o Senar Administração Central e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e integra-se às estratégias da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) em qualificar e ampliar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil, auxiliando pequenos produtores em projetos que contribuam para o aumento da produtividade e melhoria das atividades rurais.

    Para a coordenadora da Unidade Educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, essa capacitação é uma iniciativa importante, pois, “contribui com a formação de futuros profissionais que poderão ser contratados para atuar na prestação de serviços ou execução de projetos de assistência técnica e extensão rural em entidades públicas e privadas que irão prestar esses serviços”.

    Para qualificar os instrutores que vão conduzir as aulas, a instituição ofereceu uma formação de 160 horas no curso “Gestão Técnica e Econômica de Propriedades Rurais, com Ênfase em Projetos de ATER”, realizado em Brasília pela SENAR Central. Além de Campo Grande, receberão a capacitação os seguintes os municípios de Amambai, Itaquiraí Terenos, Sidrolândia, Ponta Porã, Dourados e Aquidauana (com duas turmas), Nova Andradina, São Gabriel do Oeste e Bataguassu, totalizando 20 turmas. Os cursos são gratuitos e reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação.

    Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

    O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

     Curta o JORNAL DO ESTADO MS no Facebook e fique bem informado (a)
    Siga o JORNAL DO ESTADO MS no Twitter: @JORNALESTADOMS

    Fonte: ASSECOM/JE