![]() |
Divulgação |
Técnicos da área de saneamento de todo o Brasil se reuniram na Águas Guariroba, em Campo Grande, para o curso de capacitação “Perdas e tecnologias de conservação de água e energia”. O encontro, que aconteceu ontem (29/10) e hoje (30/10), foi realizado pelo Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sindcon). O treinamento é ministrado pelo engenheiro Dr. Peter Cheung.
![]() |
Divulgação |
“Os participantes puderam trocar experiências sobre um assunto super importante, que são as perdas de água, abordando também as perdas de energia, dois fatores muito ligados à escassez de recursos hídricos que estamos vendo acontecer hoje no Brasil”, afirmou Cheung. “A Águas Guariroba tem um sistema bastante inovador para apresentar e o grupo ficou muito entusiasmado com a tecnologia utilizada aqui”, observou o professor.
A capacitação levou os participantes a uma visita técnica ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Águas Guariroba, um dos mais modernos do Brasil no setor do saneamento. O grupo também conheceu o Laboratório de Hidrômetros, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba e um sistema piloto de micromedição de combate a perdas de água na Vila Carvalho, na Capital.
Para o gestor Sérgio Luis Baraldi, das concessionárias Águas de Mineiros e Águas de Guará, do interior paulista, os cursos técnicos contribuem para a troca de experiências na área de saneamento. ”Ficamos encantados com a tecnologia utilizada hoje em Campo Grande pela Águas Guariroba no combate às perdas”, afirmou.
O presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, destacou a importância de se combater perdas de água para dar ainda mais qualidade aos serviços oferecidos para a população. “Nós investimos muito em combate a perdas. Além do Centro de controle Operacional, que está em constante desenvolvimento, temos equipes nas ruas que combatem fraudes diariamente. Nós queremos incentivar todos a trabalharem no combate a perdas, que é também sinônimo de melhoria na prestação de serviço para a população”, comentou.
Atualmente a Águas Guariroba tem um dos menores índices de perdas de água no País. Enquanto a média nacional é de 40% do volume de água produzido, conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). Em Campo Grande perde-se cerca de 20%.
![]() |
Divulgação |
De acordo o presidente do Sindcon, Giuliano Dragone, o volume perdido no abastecimento é um indicador que mostra o quão eficiente é uma empresa prestadora de serviço no ramo de saneamento. “O problema do saneamento no Brasil não é uma questão de falta de investimento, mas sim gestão. E nós queremos fortalecer o setor privado, então tudo o que pudermos fazer para nos diferenciar e mostrar que temos gestão, o Sindcon vai fazer, e este curso faz parte deste objetivo”, destacou Dragone. “Com certeza a Águas Guariroba já é um modelo do setor privado, um case de sucesso. Está entre as melhores e é uma empresa já madura, que investe muito para combater perdas de água”, concluiu.
► Curta o JORNAL DO ESTADO MS no Facebook e fique bem informado (a)
► Siga o JORNAL DO ESTADO MS no Twitter: @JORNALESTADOMS
Fonte: ASSECOM/JE
Por: Rogério Valdez