Profissionais da saúde que se destacaram por relevantes serviços prestados à comunidade sul-mato-grossense foram homenageados nesta quinta-feira (30/10), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com a Medalha do Mérito Médico "Dra. Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru". A solenidade foi proposta pelo presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, deputado Lauro Davi (PROS), que também é autor do Projeto de Resolução 032/2012, que instituiu a medalha.
![]() |
Deputado Lauro Davi em seu discurso na tribuna Foto: Wagner Guimarães/ALMS |
O médico Heuser Bergamo Maciel, de Nova Andradina, tem 17 anos de profissão e falou em nome dos homenageados: "os médicos estão sempre na linha de frente da saúde e são eles que estão próximos das necessidades de cada região. Receber uma homenagem como esta do Legislativo é uma honraria de muito valor para todos nós". Além de Heuser, por proposição do deputado Lauro Davi, foram homenageados os médicos Elder Rocha Lemos, Gilberto da Silva Nunes e William de Mattos Santussi.
![]() |
O médico Heuser Bergamo Maciel que falou em nome dos homenageados Foto: Wagner Guimarães/ALMS |
Ronaldo de Souza Costa recebeu a medalha por indicação do deputado Amarildo Cruz (PT) e o deputado Carlos Marun (PMDB) indicou Alexandre Frizzo. O deputado Eduardo Rocha (PMDB) indicou José Luiz Tarelho Barbieri e o deputado George Takimoto (PDT) o médico Sebastião Simi Filho. Bruno Ponce de Almeida Insfran e Victor Rocha Pires de Oliveira foram homenageados pela deputada Mara Caseiro (PTdoB) e Ana Lúcia Kiyomi Shimabuco Dobashi pelo deputado Marcio Fernandes (PTdoB). E ainda foram agraciados os médicos Loester Nunes de Oliveira por proposição do deputado Marquinhos Trad (PMDB) e Jamal Mohamed Salem por proposição do deputado Paulo Corrêa (PR).
Histórico - A Medalha leva o nome da cardiologista Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru que é natural de Vacaria (RS). Formou-se em medicina na então Universidade Estadual Mato Grosso, hoje Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 1973. Participou durante 35 anos na organização, funcionamento e evolução do Proncor, como médica e diretora clínica. Ela também fez parte da criação do primeiro serviço de hemodinâmica de Campo Grande, em 1982, e ainda presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A médica faleceu no dia 4 de abril de 2010.
► Curta o JORNAL DO ESTADO MS no Facebook e fique bem informado (a)
► Siga o JORNAL DO ESTADO MS no Twitter: @JORNALESTADOMS
Fonte: ASSECOM/ALMS/JE