Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    30/09/2014

    Polícia do RS indicia Patrícia Moreira e outros 3 por injúrias raciais em jogo

    Inquérito será remetido à Justiça ainda nesta terça-feira (30/9).Caso ocorreu em 28 de agosto, em partida entre Grêmio e Santos.



    Delegado regional de Porto Alegre Cleber Ferreira
     (Foto: Paula Menezes/G1)

    A Polícia Civil indiciou quatro torcedores do Grêmio por injúria racial no inquérito sobre insultos ao goleiro Aranha durante partida contra o Santos, pela Copa do Brasil, no dia 28 de agosto. Na ocasião, eles foram flagrados ao gritar ofensas de cunho racista ao jogador da defesa adversária. Os documentos serão remetidos à Justiça nesta terça-feira (30/9).

    Conforme o delegado regional de Porto Alegre Cleber Ferreira, oito pessoas foram identificadas através de imagens das câmeras de segurança do estádio e depoimentos, sendo quatro indiciados. Entre eles, está a torcedora Patrícia Moreira, flagrada por câmeras de TV gritando "macaco" para Aranha. Éder Braga, Rodrigo Rychter e Fernando Ascal também foram indiciados.

    "Inicialmente a equipe da delegacia buscou imagens de vídeo e localizou as residências. E chamou eles. Só um deles nega que proferiu as palavras", disse o delegado Cleber Ferreira.

    A polícia afirma que as investigações vão continuar para identificar nome e endereço dos outros quatro torcedores flagrados que acabaram não sendo indiciados. A pena para injúria racial é de um a três anos de reclusão, mas delegado afirma que a Justiça pode decidir, por exemplo, que os torcedores tenham de se apresentar em delegacias em horários de jogos.

    Câmera de TV flagrou torcedora chamando goleiro
    do Santos de "macaco" (Foto: Reprodução/ESPN)
    Entenda o caso

    O incidente no jogo entre Grêmio e Santos, no dia 28 de agosto, na Arena do Grêmio, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.

    A jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Patrícia Moreira era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. As imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pelas redes sociais logo após a partida. Aranha registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia na sexta (29/9).

    Devido ao fato, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva confirmou na última sexta-feira (26/9) a eliminação do Grêmio da Copa do Brasill. O clube havia entrado com recurso. A equipe perdeu três pontos e, por isso, o time não tem possibilidade de classificação numa suposta segunda partida contra o Santos, na Vila Belmiro.



    Do G1 RS/JE
    Por: 
    Paula Menezes