CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    15/09/2014

    ELEIÇÕES 2014: Delcídio diz que ICMS do diesel pode cair para 12 %

    Divulgação

    O candidato da coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos, Delcídio do Amaral, estuda a possibilidade de reduzir a alíquota do ICMS que incide sobre o óleo diesel de 17 % para 12 %, como forma de baratear o custo do frete no estado.

    “Posso garantir que , inicialmente, reduziremos a alíquota para 14 %. Mas a idéia é diminuir ainda mais, chegando a 12 %, mesmo percentual cobrado nos estados vizinhos, para forçar a baixa no preço final pago pelo consumidor , seja ele o dono de uma caminhonete ou de uma frota de caminhões. Com isso vamos reduzir o custo do frete e permitir que os produtos aqui produzidos , e os que circulam por Mato Grosso do Sul, fiquem mais caros. Minha equipe econômica está aprofundando os estudos e as projeções iniciais indicam que uma suposta queda na arrecadação seria compensada pelo aumento do consumo”, explicou o candidato , durante reunião nesta segunda-feira, 15 de setembro, com funcionários de empresas da área de transporte de carga, em Campo Grande.

    Delcídio disse que a alíquota de 17 % faz Mato Grosso do Sul “ perder duas vezes”.

    “Inicialmente perdem os postos de combustíveis, porque o caminhoneiro que vem de outros estados abastecem lá fora e simplesmente atravessam o estado com o tanque cheio. E perdemos também quando os caminhoneiros daqui deixam para abastecer nos estados vizinhos, onde acabam consumindo outros produtos que poderiam estar sendo comprados aqui”, lembrou.

    O candidato vai enfrentar também o desafio da logística.

    “Vamos ter um programa rigoroso de melhoria das nossas estradas através das parcerias público-privadas. Caberá ao estado fazer aquilo que compete ao poder público : devolver a população o que ela paga de imposto com serviços eficientes de saúde, segurança e educação. Teremos uma administração ágil, tecnológica, desburocratizada, para não atrapalhar quem produz”, afirmou.

    Apoio – Depois da reunião com os trabalhadores no transporte de cargas, Delcídio foi até a sede da Associação Nipo-Brasileira, no Centro de Campo Grande, onde recebeu o apoio de diretores da entidade e lideranças da colônia japonesa na capital.

    “Vamos fazer o que for possível para eleger o Delcídio já no primeiro turno. É uma pessoa competente, já provou isso como senador, e merece todo o nosso apoio”, afirmou o presidente da entidade, Acelino Nakasato.

    Divulgação

    Delcídio se emocionou com o apoio e disse que fará tudo para correspondê-lo.

    “Convivi muito com os japoneses , principalmente quando presidi o Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce ( atual Vale). Eles me ensinaram muito em vários aspectos, especialmente no que se refere a seriedade, aplicação, paciência, dedicação ao trabalho, respeito e cidadania. A contribuição que eles deram e continuam dando ao desenvolvimento do nosso estado é extraordinária. Foram fundamentais para a construção da nossa ferrovia, têm presença marcante na agricultura , na medicina, em todos os campos do conhecimento e influenciaram até a nossa culinária, com o delicioso sobá. Portanto , esse apoio me alegra muito. Vou procurar honrá-lo de todas as maneiras possíveis”, garantiu Delcídio.



    Fonte: ASSECOM/JE