O governador André Puccinelli (PMDB) empossou na manhã de terça-feira (22/7), no auditório da Governadoria, em Campo Grande, os novos dirigentes do Fórum de Turismo de Mato Grosso do Sul e do Fórum de Secretários e Dirigentes do Turismo do Estado. O diretor de Turismo e Meio Ambiente de Aparecida do Taboado Jary Augusto Silva é novo presidente do Fórum de Secretários.
A descentralização do setor será, segundo Jary, a principal meta a partir de agora e que outras cidades devem ser promovidas como destino turístico. “Na minha gestão quero iniciar a descentralização do turismo dando destaque a outros municípios, além de Bonito e Corumbá”, afirmou.
Durante discurso, o governador afirmou que o turismo é tão significativo quanto à indústria e lembrou a capacidade de outras cidades no setor. “Buscamos a diversidade da matriz econômica de Mato Grosso do Sul. O turismo gera renda e tem um grande benefício para o meio ambiente: não polui. Entregamos a rodovia Bonito-Bodoquena e estamos finalizando a pavimentação da Estrada que liga São Gabriel do Oeste a Rio Negro. É uma estrada muito bonita. Temos o turismo como um empreendimento tão significativo quanto a indústria”.
De acordo com a diretora-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo do Estado), Nilde Brun, no Estado, existem três regiões indutoras do turismo. “As três reconhecidas pelo Ministério do Turismo são Pantanal, que tem como município indutor Corumbá, a Serra da Bodoquena, onde Bonito é o atrativo e o Caminhos dos Ipês, que tem como cidade indutora a Capital”, pontuou.
Além dessas, outras sete fazem parte das regiões de turismo, entre elas a Rota Norte, Costa leste, Caminhos da Natureza e Vale das Águas.
Nilde explicou que os dois fóruns se completam e devem caminhar juntos para dar desenvolvimento ao turismo no Estado. No Fórum Estadual, além do poder público, fazem parte as entidades privadas e públicas que geram o setor e contribuem para a cadeia produtiva do turismo. Já o Fórum de Secretários movimenta ações inerentes às gestões municipais e congrega todos os representantes oficiais do setor. O objetivo é fortalecer e integrar as políticas públicas do turismo.
Jary Augusto, presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes do Turismo de Mato Grosso do Sul, destacou o apoio do governo do Estado para o setor de turismo. “Temos recebido um grande apoio do governo do Estado, que entende a importância do desenvolvimento do turismo. Temos levado solicitações dos municípios e recebido apoio do governador André e da Fundação de Turismo, através da sua presidente Nilde Brun. Vamos dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos e queremos incentivar os municípios a se organizarem e fortalecerem suas ações para o desenvolvimento de seus potenciais turísticos”, afirmou.
Uma das principais reivindicações do Fórum é a necessidade de repasse de mais recursos para as cidades, pois o governo dispõe apenas de 20 mil Uferms por mês para o Fundo de Turismo. “O governo Federal manda recurso por meio de emendas, mas quando existem projetos técnicos a prioridade são os municípios indutores e as outras cidades ficam dependentes dessas emendas parlamentares”, frisou Jary.
Foram empossados no Fórum de Secretários e Dirigentes- presidente - Jary Augusto Silva - Aparecida do Taboado; vice-presidente - Djalma Loubet – Bela Vista; secretário - Wilson Melo Acosta – Guia Lopes da Laguna, entre outros membros.
Os membros do Fórum de Secretários e Dirigentes foram eleitos em 2 de agosto de 2013 e o mandato será vigente por dois anos (2014/2015).
Logo após a posse, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a Fundação de Turismo de MS realizou a apresentação da 2ª fase do Programa de Classificação dos Municípios e da Política de Promoção e Apoio à Comercialização dos Produtos Turísticos do Estado.
Apresentação do Programa
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul implantou em 2013 o “Programa de Classificação dos Municípios”. A classificação turística, amparada na Política Nacional do Turismo e no Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, tem o objetivo de fortalecer a atividade turística e favorecer os investimentos públicos e privados, possibilitando a diversidade da economia municipal com a geração de emprego e renda para a população.
“No ano passado, em 2013, dos 79 municípios do Estado, 56 deles (70,88%) participaram do processo de classificação e enviaram as fichas preenchidas manualmente. Este ano, os municípios podem fazer a reclassificação pela internet, entre 4 e 18 de agosto, num ambiente totalmente digital. A partir dos bons resultados obtidos no ano passado, vários municípios já iniciaram trabalhos e ações de melhorias de infraestrutura com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul”, afirmou Nilde Brun.
Em maio de 2013 foi realizada a primeira apresentação do programa que trabalhou a introdução da política pública no Estado e a classificação dos 79 municípios, que foram classificados de acordo com critérios como infraestrutura, gestão do turismo, pontos turísticos e outros atributos.
| Foto: DEPCOM/APT |
| Foto: DEPCOM/APT |
| Foto: DEPCOM/APT |
| Foto: DEPCOM/APT |
Fonte: DEPCOM/PMAPT
Por: Luana Chaves
Foto: DEPCOM/APT