Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    02/06/2014

    MS oferece 975 vagas em instituições públicas de ensino superior pelo Sisu

    Inscrição começou nesta segunda (2/06) e pode ser feita até quarta (4/06).Candidato deve ter feito o Enem de 2013 e não ter zerado redação.


    Reprodução/Site do Sisu 2014

    Mato Grosso do Sul oferece 975 vagas em duas instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o 2º semestre de 2014 começaram nesta segunda-feira (2/06) e devem ser feitas no site oficial do Sisu até as 22h59 (de MS) de quarta-feira (4/06).

    Para concorrer, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e ter obtido nota acima de zero na redação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

    Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foram abertas 755 vagas nos campi de seis cidades. Segundo a UFMS, 37,5% é a porcentagem de vagas para ingresso por meio de políticas afirmativas.

    Campo Grande tem oferta para os cursos de direito, engenharia civil, pedagogia e psicologia. Três Lagoas oferece vagas para medicina, direito e engenharia de produção. História, letras - português e sistemas de informação são os cursos com vagas abertas em Coxim. Em Corumbá, educação física é o único com oferta no segundo semestre. Paranaíba tem oferta para administração e psicologia, e Aquidauana, para geografia e também para administração.

    A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) da UFMS publicou as regras que regem as matrículas da instituição no site copeve.ufms.br/sisu2014i .

    IFMS

    O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 220 vagas para quatro opções de cursos em seis cidades do estado. As vagas são para análise e desenvolvimento de sistemas, produção de grãos, sistemas para internet e agronegócio e estão distribuídas em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

    Segundo o IFMS, os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública têm direito à metade das vagas oferecidas. Desse total, também haverá reserva de cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

    Todas as regras e informações do IFMS estão disponíveis no site da Central de Seleção.

    Cronograma

    A lista de selecionados na primeira chamada será divulgada no dia 6 de junho. As matriculas deverão ser feitas nos dias 9, 10, 11 e 13 de junho. Já a segunda chamada, prevista para o dia 24, terá matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.

    O prazo para participar da lista de espera é de 24 de junho a 7 de julho. A partir de 14 de julho, será feita a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.





    Do G1 MS/JE