Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    29/06/2014

    Intestino preso: sintomas e o que comer

    ISTOCKPHOTO/THINKSTOCK

    A prisão de ventre é um problema comum em adultos a partir dos 25 anos – principalmente nas mulheres – mas que pode até mesmo afetar as crianças. Relacionado a diversos fatores, que variam entre uso de remédios e condições psicológicas, a principal causa do intestino preso é a alimentação. A falta de algumas vitaminas e, sobretudo, fibras no cardápio é capaz de desregular o funcionamento do trânsito intestinal.

    Sintomas da prisão de ventre

    “Uma pessoa com problema de intestino preso evacua menos de três vezes na semana, as fezes geralmente ficam secas, duras, pequenas e difíceis de eliminar. Algumas pessoas com prisão de ventre acham dolorido tentar evacuar e têm sensação de inchaço e barriga cheia”, explicou a nutricionista Paula Castilho em entrevista sobre o assunto.

    Além da dor física, o mau humor, indisposição e cansaço excessivo são alguns dos efeitos colaterais do intestino preso.

    ISTOCK/THINKSTOCK

    Intestino preso engorda?

    A prisão de ventre e o ganho de peso não estão diretamente relacionados, mas o intestino desregulado pode ser um sinal de dificuldade para emagrecer. “O intestino preso pode sinalizar, por exemplo, lentidão no metabolismo ou falta de exercícios aeróbios - um dos nossos principais laxantes naturais. Não causa obesidade, já que o único acúmulo que promove é o de fezes no abdômen, mas pode ser um sinal indireto de que o metabolismo não anda bem”, explicou o endocrinologista Luciano Giacaglia, em entrevista sobre a influência de fatores externos no emagrecimento ao Bolsa de Mulher.


    ISTOCK/THINKSTOCK

    O que comer?

    Para que o intestino funcione corretamente é importante apostar em uma alimentação rica em fibras e com consumo regular de água. Alguns alimentos ajudam a soltar o intestino justamente pelo alto teor de fibras solúveis, que além de saciar a fome, são saudáveis e ajudam a regular o trânsito intestinal. Invista em cereais integrais, vegetais de folhas verdes e escuras e frutas oleaginosas.

    Além disso, procure deixar de lado alimentos que provocam o problema, como farinha branca, comidas condimentadas, refrigerantes e doces em excesso. Eles contribuírem para o surgimento de doenças mais graves, como a diabetes, e, além de prenderem o intestino, podem provocar outros problemas no órgão, como gases e distensão.








    Fonte: BolsadeMulher/JE