"Caipira de Aço" sofre, aos 35 segundos, o primeiro revés por nocaute da carreira, mas sai do ginásio aplaudido pela coragem de ter aceitado a luta
Durou pouco a experiência de Fábio Maldonado entre os pesos-pesados do UFC. O brasileiro, que aceitou subir de categoria para enfrentar Stipe Miocic em substituição ao lesionado Junior Cigano, não conseguiu mostrar a habitual resistência aos golpes e sofreu a primeira derrota por nocaute da carreira na madrugada deste domingo, na luta principal do TUF Brasil 3 Final, em São Paulo. Ele foi atingido bem no início do duelo pelo americano de origem croata, que é o sétimo colocado do ranking da divisão, e o revés veio com a interrupção do árbitro Mário Yamasaki com apenas 35 segundos do primeiro round. Apesar de resultado, Maldonado foi aplaudido pela torcida que compareceu ao Ginásio do Ibirapuera, que por sua vez reconheceu a coragem do "Caipira de Aço" por ter pegado a luta.
- Esse cara é um grande lutador, é um tanque e veio para cima logo no começo. Foi ótimo ter conseguido. Minha estratégia era manter a distância para dar um golpe que o acertasse, e tudo deu certo. Obrigado a todos no Brasil - disse Miocic após a luta.
![]() |
Stipe MIocic acerta o direto que levou Fábio Maldonado a nocaute no TUF Brasil 3 Final (Foto: Marcos Ribolli) |
Já Maldonado mostrou o mesmo jeito de sempre e, sincero, se disse envergonhado.
- Estou morrendo de vergonha, sou profissional, e não sei porque estão me dando os parabéns. Eu tinha que ter passado pelos golpes dele, porque treinei muito forte. Até agora ainda estou vendo tudo brilhando. Eu quis isso para mim, queria me testar, e não posso reclamar. Não posso dizer que não tentei. Mas estou muito arrasado agora. Com certeza volto para o meio-pesado. Mesmo que tivesse ido bem, eu voltaria. Os pesos-pesados são muito grandes, e eu peso 102kg. Eu consigo chegar aos 93kg, que é o meu peso mesmo, e vou voltar pra lá..
Quem deu o primeiro ataque foi Maldonado, que jogou dois socos, mas Miocic se defendeu bem. O brasileiro tomou um cruzado e já ficou desequilibrado. Maldonado fez posição de defesa, mas Miocic esperou ele se recuperar. Na sequência, o americano acertou um cruzado de direita e conseguiu o knockdown. Miocic foi para cima, com Maldonado no chão, e aplicou mais alguns golpes no rosto até Yamasaki dar fim ao combate.
A derrota quebrou uma sequência de três vitórias de Maldonado no UFC. Aos 34 anos, ele agora tem um cartel de 21 vitórias e sete reveses. Miocic, por sua vez, tem 31 anos e chegou ao triunfo de número 12 em 13 lutas na carreira até hoje.
Fonte: G1 SP/JE
Por: Adriano Albuqueque, David Abramvezt e Ivan Raupp