Divulgação |
As duas médicas cubanas recebidas em Bataguassu para reforçar o atendimento na saúde do município, iniciaram na segunda-feira (06/05), os trabalhos na unidade de saúde do Posto Central e Santa Maria.
No final do mês, as médicas chegaram ao município e foram recebidas pelo prefeito Pedro Arlei Caravina, pela secretária municipal de saúde, Maria Angélica Benetasso, secretários, funcionários municipais, momento em que foi explicado pela secretária da pasta, que as médicas estariam em período de adaptação, conhecendo toda estrutura da saúde municipal e secretarias parceiras, bem como observando os protocolos de atendimento e aguardando o CRM – registro médico, para posteriormente iniciar os trabalhos no município.
Passado este período de adaptação e o CRM em mãos, as médicas Rosário de Carmen Rosales Balero e Melades Suarez, já iniciaram os atendimentos voltados a atenção básica. “A atenção básica é a parte mais difícil da medicina. Trabalhar para que as pessoas não adoeçam”, comentou a secretária de saúde.
Para as médicas cubanas, o primeiro dia demonstrou uma boa aceitação da população. Disseram também que antes de iniciar a consulta elas se apresentavam e pediam para que o paciente falasse mais devagar. “Mesmo não falando o português fluentemente, percebemos que formos compreendidas e também compreendemos os pacientes. Sentimos que a população gostou da atenção dedicada a elas e isso é muito bom”, disse Melades. Rosário ainda ressaltou: “Ao sair da consulta teve paciente que disse: Deus te abençoe! É muito bom receber esse carinho”, finalizou a médica.
Fonte: PMBTG/JE
Por: ASSECOM/ Prefeitura de Bataguassu