Na manhã desta segunda-feira (26/50, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento realizou o primeiro sorteio do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2014 e revelou o nome do contribuinte que ganhou o carro 0 km da promoção, após ter pagado o tributo sem parcelamento e com 20% de desconto.
Neste ano foi sorteado um Pálio, de cor branca e a grande sortuda foi Maria Regina Garcia de Oliveira, cujo imóvel é localizado no São Jerônimo. Já entre os que optaram pelo pagamento parcelado e concorreram a uma televisão LED de 32 polegadas, o sorteado foi Evaristo Tolentino de Almeida Neto.
O sorteio ocorreu na Prefeitura e foi acompanhado pelo prefeito Robinho Samara, pelo presidente da ACIAT (Associação Comercial de Aparecida do Taboado) José Carlos Hypólito, secretário de Fazenda Fabrício Barcelos, funcionários públicos e alguns cidadãos. A rádio Cultura FM transmitiu o sorteio ao vivo durante a sua programação.
Apesar de o imóvel ser localizado no bairro São Jerônimo, a ganhadora mora na zona rural. A casa está alugada, porém o tributo é de responsabilidade da proprietária. Maria Regina foi avisada por telefone, por uma amiga que acompanhava o sorteio pelo rádio, e, de imediato ela e o esposo procuraram pela Prefeitura, onde prefeito e secretário fizeram a entrega do veículo. “Eu nunca pensei que iria começar 2014 com um carro. Estou muito feliz, porque veio em boa hora, apesar de não saber dirigir, mas o meu marido vai dirigir para nós”, falou.
O prefeito Robinho Samara parabenizou a ganhadora e agradeceu aos servidores municipais por contribuírem para o desenvolvimento do município.
Fabrício Barcelos lembrou que o pagamento do IPTU retorna ao contribuinte em forma de benefícios como, por exemplo, saúde, pavimentação, assistência social e educação.
O IPTU 2014 sorteará ainda uma moto e outros quatro televisores. Os cidadãos que preferiram parcelar o IPTU puderam fazer em até seis vezes, até 30 de setembro de 2014, no entanto não há desconto. Os vencimentos são todo dia 30 de cada mês até 30 de setembro.
As parcelas não pagas nos respectivos vencimentos sofrerão acréscimos de juros de mora de 1% ao mês e multa equivalente a 2%.
Sorteios
Para concorrer aos sorteios, o contribuinte tem de estar em dia, sem débitos anteriores vencidos no Tributo IPTU. O preenchimento do cupom deve ser com letra legível, informando o nome, RG, CPF, endereço, CEP e o telefone para contato. O cupom deve ser colocado na urna localizada no Paço Municipal.
Os cupons dos carnês pagos de forma parcelada concorrerão aos outros prêmios a partir do mês de junho; nestes sorteios todos os cupons (pagamentos integrais ou parcelados) concorrem.
Protesto de Inadimplentes
O secretário de Fazenda destacou ser importante o pagamento do imposto, pois a partir deste ano o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul cobra dos municípios o protesto e a inclusão dos inadimplentes no SERASA. “A população deve ficar ciente de que esta não é uma medida do prefeito, mas sim do Tribunal de Contas, responsável por fiscalizar a Administração Pública, por isso pedimos para que fiquem atentos e paguem os impostos, porque caso a gente não cumpra o exigido pela corregedoria do Tribunal de Contas quem é penalizado é o próprio município”.
Foto: DEPCOM/JE |
Foto: DEPCOM/JE |
Foto: DEPCOM/JE |
Fonte: DEPCOM/PM
Por: Luana Chaves