Entenda sobre a homeopatia que começou há 217 anos com alemão Samuel Haunemann
A homeopatia é uma forma de medicina alternativa para o tratamento de determinadas doenças. A prática é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, portanto é um forma de tratamento como outras
![]() |
O homeopata analisa o doente e não a doença (Créditos: VikaValter |
O que é homeopatia?
A explicação mais comum para a técnica seria: Semelhante cura semelhante. Em outras palavras, quando um paciente está doente, o médico procura alguém que estava saudável e começou a sofrer com os mesmos sintomas do paciente. Assim, o que causou os sintomas na pessoa saudável, poderá ser utilizado como tratamento para o doente, pois acredita-se que o que gerou a doença quando diluído em água, torna-se um tratamento para a pessoa que está indisposta.
Na homeopatia acredita-se que as razões para os distúrbios sejam o desequilíbrio das forças do organismo, assim, o médico analisa o doente por inteiro para encontrar a solução buscando o equilíbrio do corpo. Os homeopatas utilizam de substâncias vegetais, minerais e animais diluídas em água, álcool ou uma solução hidroalcoólica para criarem os remédios. O homeopata Rafael Karelisky explica melhor sobre este tratamento: “Para que uma substância possa se transformar em medicamento homeopático é feito um estudo denominado experimentação no homem são. Através deste estudo são descritas e determinadas as propriedades curativas do medicamento homeopático em estudo.”
Além disso, o médico explica que após diluído, o medicamento adquire um potencial energético especifico, determinando assim, sua capacidade medicamentosa e curativa. A homeopatia caracteriza-se por um método de tratamento através de estímulo, não supressor, atóxico e de baixo custo. O tratamento através desse meio baseia-se na teoria da “memória da água”, em que líquido é considera carregador de informações e este com substâncias diluídas pode produzir antígenos para tratamento de determinada doença.
Por que usar a homeopatia?
O grande benefício do tratamento homeopático é tratar o doente como um todo, levando em consideração a maneira de ser de cada paciente, explica Sergio Furuta, pediatra e homeopata. Além disso, o médico acrescenta que o tratamento utiliza remédios naturais, não tóxicos, que podem equilibrar o emocional e melhorar a resistência orgânica. Assim, pode ser utilizado por um período grande. O tratamento é suave e não agride o indivíduo, melhorando assim a qualidade de vida. Entretanto, é preciso tomar cuidado, o método não apresenta efeitos colaterais se for bem conduzido por um médico homeopata, já que, normalmente, não induz reações adversas não controláveis.
![]() |
O tratamento homeopático pode ser uma ótima opção para quem deseja fugir dos remédios (Imagem: Ion Bogdan) |
E ai, devo escolher a homeopatia?
A homeopatia é bastante utilizada no tratamento de doenças alérgicas, bronquite, rinite, distúrbios emocionais, doenças ginecológicas, entre outras. Os resultados do tratamento podem ser rápidos contradizendo a afirmação que é um processo lento e a longo prazo. Segundo Marcelo Pustiglione, médico especialista em Homeopatia, o melhor seria se as pessoas escolhessem a homeopatia como única forma de tratamento. Além disso, Pustiglione acrescenta que tal método reduz as quantidades de drogas massivas indicadas em determinados casos, como nas infecções graves.
“Na pediatria, os pais procuram o pediatra homeopata porque os filhos estão adoecendo muito, tomando muitos antibióticos, anti-inflamatórios e antialérgicos. O tratamento homeopático costuma ser muito eficaz nesses casos.”, explica o pediatra Furuta.
Já pensou em tratar uma doença através de uma substância que causou os mesmos efeitos da doença em outra pessoa? A homeopatia consegue tal acontecimento, além de ser um tratamento atóxico e natural. A divulgação do método é importante para que mais pessoas tomem conhecimentos do jeito diferente de se tratar.
Fonte: mundodigital
Por: Catherine Paixão
--