![]() |
O deputado Cabo Almi (PT) |
O deputado Cabo Almi (PT) declarou que na sua avaliação o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) deveria deixar o ninho tucano para se unir a legenda do senador Delcídio Amaral (PT). Para o parlamentar, o gesto seria uma prova de que ele realmente quer andar junto em 2014.
A aposta na saída dele do PSDB já foi ventilada pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) e repudiada pelo próprio Reinaldo. Contudo, a repetição da tese mostra que dentro do PT a possibilidade ainda não foi descartada e as negociações podem seguir nesse sentido.
O fato é que apesar de mais próximo ao PT do que o PMDB do governador André Puccinelli (PMDB) em Mato Grosso do Sul, o PSDB faz oposição ferrenha ao governo da presidente Dilma Roussef, tanto na câmara, quanto no senado.
Para Almi e Kemp, eleger Reinaldo na mesma chapa seria eleger um senador de oposição, o que pode ser um complicador para a governabilidade de Dilma e comprometer aprovação de projetos de interesse da União.
“Aposto no PMDB em Mato Grosso do Sul, para andar com o PT por causa da aliança nacional. Mas temos que ver que há nas entrelinhas a possibilidade de liberação do PSDB em uma aliança isolada”, hesitou o parlamentar.
Após titubear em relação à escolha do rumo que deve ser tomado pela legenda, Almi falou sobre a possibilidade de Reinaldo deixar o PSDB para ‘facilitar’ a união e tirar o ranço de ‘adversário político’.
“Para falar a verdade eu sou mais a saída de Reinaldo do PSDB. A nacional diz que vai caminhar junto, mas se ele sair do partido vai ser com certeza um gesto de que ele quer caminhar junto com Delcídio”, finalizou o deputado.
Além da simpatia de grande parte dos líderes do PT, a união com o PSDB esta cada vez mais próxima. Isso porque as lideranças já sabem que os números não são nada bons quando se trata de uma parceria entre PT e PMDB. Uma pesquisa deve ser divulgada nesta quarta-feira (18) para avaliar a aprovação popular do senador Delcídio com diversos aliados.
Fonte: Midiamax
Por: Diana Gaúna
Foto: al.ms.gov