CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/09/2013

    Coxim: Pescador fisga Pintado de 50 kg no rio Taquari

    Foto: Maikon Leal


    O pescador profissional Clarino Fernandes Barbosa Neto, de 33 anos, mais conhecido por “Neto” fisgou por volta de 06 horas da manhã desta segunda-feira (23/9), um Pintado que pesa 50 kg, no rio Taquari, próximo a “Cachoeira do Sumidor”, na região do “Pesqueiro Palmital”, a 15 quilômetros de Coxim.

    Neto que pesca na região a mais de 20 anos, contou ao Coxim Agora que utilizou linha 250 e anzol barra 12 para fisgar o exemplar, tirá-lo da água e colocá-lo dentro do barco. Ele explicou que o exemplar foi bom de briga e que demorou aproximadamente 15 minutos para retirá-lo da água.


    “Eu nunca tinha visto um Pintado desse tamanho, é comum ver Jaús até maior do que este, mas dessa espécie é o primeiro que vejo em mais de 20 anos de pescaria”, disse emocionado o pescador.

    O peixe que mediu 1,63 cm já foi encomendado por um turista de São Paulo que chega a Coxim no próximo final de semana.

    Pintado - Pseudoplatystoma corruscans - É uma espécie fluvial de couro com hábitos noturnos. Apresenta cabeça achatada e volumosa tomando boa parte do corpo. A coloração é cinza-parda, ventre esbranquiçado e pequenas manchas pretas arredondadas, inclusive nas nadadeiras. Frequentador do fundo dos rios tem longos barbilhões e sua carne é de excelente qualidade. É um dos maiores peixes do Brasil, normalmente atinge 1m de comprimento, pesando entre 60 kg e 80 kg. Mas há registros de exemplares com mais de 2m pesando 100 kg.

    Manuseio deve ser feito com cuidado, pois possuem espinhos nas nadadeiras. Quando fisgado, procura esconder-se em tocas sob as pedras e paus. Sendo sua carne bastante apreciada, o pintado é bastante procurado por pescadores, o que contribui para a redução dos seus estoques. É um peixe de hábitos noturnos e piscívoro, sendo encontrado geralmente nas partes mais fundas dos rios.

    Se alimenta de pequenos peixes como piaus, curimbatás e mandis. Podem ser utilizadas, como iscas, as tuviras, filés de peixes e minhocuçu.

    Foto: Maikon Leal



    (*) Com informações de Wikipédia.

    Fonte: Coximagora
    Foto: Maikon Leal