Foto: Rachid Waqued |
Campo Grande (MS) – O governo do Estado vai possibilitar a divulgação do trabalho musical de 50 artistas sul-mato-grossenses em rádios, jornais e fundações de cultura do Estado e do País, reduzindo a distância entre os músicos e os ouvintes. Nesta sexta-feira (27) o governador André Puccinelli lançou a quinta edição do Kit de Difusão Musical, projeto que apresenta nacionalmente o trabalho destes artistas de Mato Grosso do Sul.
Foto: Rachid Waqued |
O Kit de Difusão Musical foi desenvolvido para fortalecer e divulgar a música sul-mato-grossense dos mais variados gêneros. São 1,5 mil kits compostos por dois CDs e um livreto. No primeiro disco estão 100 músicas gravadas por 50 artistas. No segundo, informações completas e imagens dos músicos que participam do projeto. Já o livreto reúne release resumido, foto, ficha técnica das músicas e contato dos participantes.
Foto: Rachid Waqued |
Em nome do governador, a vice-governadora Simone Tebet ressaltou a importância de um projeto como este que tem como objetivo promover a circulação dos produtos musicais locais, ampliando o acesso da população ao que se produz em Mato Grosso do Sul. “Como professora, vindo de uma vida acadêmica, entendo que cultura é muito maior que aquilo que se divulga. Não é fácil fazer cultura neste País que tem tantas prioridades e mais de 15 milhões de analfabetos, uma demanda infinita na saúde, problemas emergentes como habitação, ou seja, infelizmente a cultura sempre acaba em segundo plano”, disse.
Foto: Rachid Waqued |
Para Simone Tebet, a educação acontece através da cultura. “A educação só se faz ensinando literatura, arte, poesia, pintura e música. Nas escolas públicas que já têm arte no currículo até no ensino médio e que já trata da literatura regional, talvez falta levar este kit para que os jovens possam aprender que a verdadeira música de raiz é tão rica quanto a música de qualquer outro rincão desse País”, disse.
O projeto já contou com a participação de 275 artistas sul-mato-grossenses, apoiando músicos, instrumentistas, intérpretes e compositores profissionais. “Contempla toda a diversidade muito forte na música sul-mato-grossense com distintos gêneros e formas de passar essa musicalidade rica e expressiva do Estado. O kit divulga os nossos artistas num trabalho grande de colocação desse material em rádios comunitárias, universitárias e de cunho educativo”, comentou o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros salientando ainda que os estilos musicais vão desde o gospel, música raiz até o rock.
Em nome dos artistas contemplados, a violonista, compositora e intérprete, Carmem di Novic agradeceu a realização do projeto do governo estadual. “Este kit leva a expressão musical do nosso Estado promovendo e incentivando tantos artistas que necessitam de espaços e oportunidades para se projetarem em âmbito nacional e contagiando o mundo com a força transformadora que a música tem. Muito obrigada por esse apoio a todos nós e à literatura musical brasileira”, agradeceu.
Foto: Rachid Waqued |
Elogio compartilhado também pelo vocalista do grupo Mensageiros do Oeste que fez uma apresentação musical durante o evento. “Que este projeto tenha vida longa e que venha difundir ainda mais a nossa cultura”, ressaltou o cantor Edinei Sena Cristal.
Foto: Rachid Waqued |
Para o jornalista, radialista e músico Clayton Sales que falou em nome das rádios, além de divulgar a boa música, o Kit de Difusão Musical auxilia também no trabalho realizado junto à Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub). O kit acaba sendo de uma ajuda importante e decisiva porque não contém apenas as músicas selecionadas e de qualidade para veicular na programação da 104 FM. “Também é a questão da informação, com todo o manancial de dados e informações. Traz ainda uma serventia jornalística muito importante, no meu caso especifico, para eu elaborar os textos que os locutores vão gravar para serem montados pequenos programas e veicular em cerca de 20 rádios públicas do Brasil”, disse.
Foto: Rachid Waqued |
O evento contou com a presença do deputado federal, Akira Otsubo, deputado estadual, Lidio Lopes e o vereador Eduardo Romero.
Fonte: noticiasms
Por: Bianca de Freitas Caruso
Foto: Rachid Waqued