| As irmãs Andressa e Andrelise: incentivo e exemplo |
Corumbá (MS) – Muitos quilômetros separam a escola das irmãs Andressa e Andrelise Batista Espírito Santo da escola de Zaqueu Tavares de Mendonça. Mas o sonho de vencer na vida através do estudo une essas crianças e jovens corumbaenses que estão entre os alunos de destaque na Rede Estadual de Ensino em 2012, premiados nesta segunda-feira (10), pelo governador André Puccinelli.
Reunidos na Escola Estadual Julia Gonçalves Passarinho, em Corumbá, 850 estudantes da Cidade Branca e Ladário, acompanhados de pais, professores, coordenadores e diretores, receberam seus tablets e bicicletas.
Aos 17 anos, Zaqueu Tavares de Mendonça vestiu o antigo uniforme para o dia de festa. Ele hoje já é aluno de nível superior, aprovado em 18º lugar em Matemática, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Primeiro colocado nos três anos em que cursou o Ensino Médio na extensão do distrito de Albuquerque da Escola Estadual João Leite de Barros, Zaqueu viu na dificuldade, um estímulo. A extensão não tem aulas regulares, de segunda à sexta-feira, por isso, os estudantes precisam de ainda mais dedicação.
Zaqueu, um dos melhores na Rede Estadual, agora acadêmico de Matemática
|
“Eu acho que o fato de ter ou não ter aulas todos os dias nem faz tanta diferença. O que importa é os pais incentivarem, e a escola também. Lá a gente tem coordenador que ‘corre atrás’, nossos professores são muito dedicados”, conta o aluno, morador do Assentamento Urucum e filho de um pequeno agricultor.
Em família
O mesmo entusiasmo têm as irmãs Andressa e Andrelise Batista do Espírito Santo, de 12 e 6 anos, da Escola Estadual Maria Leite. Respectivamente primeira e terceira colocadas em suas turmas – do 7º e do 1º ano – elas costumam estudar juntas em casa, dando e recebendo exemplo, além de contar com a participação intensa da mãe, recém formada pedagoga. “Quando coloquei a Andressa nessa escola eu já fui bem animada, porque sabia que lá tinha um bom projeto de educação, e eu comecei também a conhecer o trabalho dos professores”, lembra Ana Batista Espírito Santo.
Ser a primeira colocada da turma foi uma meta que Andressa perseguiu desde que, no início de 2012, vinda de escola particular, soube que existia o programa do Governo Escola para o Sucesso. “Eu lembro que um dia o professor falou que não iria dar uma prova, porque alguns alunos iam ter que ir para a entrega de prêmios. Aí eu pensei ‘o ano que vem, eu vou ganhar!’”, conta a menina.
Fã de Matemática, a irmã Andrelise teve o terceiro melhor desempenho da turma em seu primeiro ano. “Ela está com o coração disparado”, entrega a mãe, pouco antes de a pequena estudante subir ao palco para receber a nova bicicleta.
| Foto: Edemir Rodrigues |
| Foto: Edemir Rodrigues |
O governador André Puccinelli apontou o programa de prêmios como mais um componente das ações do Executivo para elevar o nível educacional em Mato Grosso do Sul, juntamente com investimentos na rede física escolar e nos professores. “Melhorar o lugar onde estudamos é importante. Vamos chegar a reformar todas as nossas unidades, já reformamos mais de 200. E estamos valorizando o pessoal das escolas, queremos professores, administrativos, especialistas e todos preparados no aspecto profissional e também valorizados no aspecto salarial”, garantiu. Um das ações em relação aos educadores será a destinação de um tablet para cada professor da rede.
“Educação é tudo na vida. Parabéns aos alunos que em 2012 conseguiram se destacar por merecimento. Aos seus pais, que se preocupam com o aprendizado, ao governo que premia”, disse a diretora da Escola Estadual Dom Bosco, Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim.
Para o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, a premiação é uma ação importante e outras iniciativas deverão acontecer em parceria entre o Município e o Governo do Estado para melhorar ainda mais a educação. “Queremos dizer aos estudantes, que estamos juntos com o governador Puccinelli para colocar Corumbá como referência, seja na rede municipal, seja na rede estadual, e também no ensino superior”, afirmou Duarte, que prestigiou a premiação, juntamente com o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria.
Fonte: noticiasms
Por: Gizele Cruz de Oliveira
Fotos: Edemir Rodrigues