Delcídio, no entanto, admite que PT não pode esperar 'indefinidamente'
Um dos principais aliados do prefeito Alcides Bernal (PP), o senador Delcídio do Amaral (PT) considera cedo para fazer uma avaliação da nova gestão de Campo Grande, após 20 anos de hegemonia do PMDB no comando da prefeitura da Capital. Neste sentido, ele defende que o PT ‘abrace o governo Bernal’ pelo menos até o prefeito dizer a que veio.
“Em 20 anos, o PMDB se enraizou em Campo Grande e ninguém vai mudar isso em três meses de administração”, disse sobre os 100 primeiros dias do governo do PP. “A partir dos seis meses, ele começará a dizer a que veio”, acrescentou.
Até lá, Delcídio defende que o PT “abrace Bernal”. “Estamos à disposição para ajudar no que for preciso” garantiu. Ele, no entanto, reconhece que “não da para esperar indefinidamente”.
Na semana passada, o Conselho Político do PT se reuniu e bateu martelo para continuar na base de sustentação do prefeito. Recentemente, líderes do partido defenderam uma reavaliação da postura após os 100 primeiros dias do governo, completados na quarta-feira (10) passada. Eles alegavam falta de diálogo e de espaço na prefeitura.
Da mesma forma que Delcídio, o deputado federal Vander Loubet (PT), entende que o prefeito ainda está “tomando pé da situação” e precisa do apoio dos aliados. “É natural isso num governo novo”, comentou. “Ele desmontou toda a estrutura enraizada do PMDB e isso é muito positivo”, destacou o parlamentar.
Ele, no entanto, admitiu que o PT vê falhas, principalmente, na esfera política do governo. “Esperamos poder apontar sugestões para ajudar o prefeito”, disse Vander. Ele ainda aconselhou Bernal a colocar “a administração da rua”. “Passada essa chuvarada, ele deve fazer um plano de recuperação do asfalto”, sugeriu o petista.
Vander, porém, frisou que o PT não encerrou o debate sobre o futuro na administração de Bernal. “Vamos aprofundar o debate e continuar analisando nosso destino, mas, por enquanto, é estratégico dar suporte ao prefeito, principalmente, em Brasília”, comentou, fazendo coro a Delcídio.
Na semana passada, o vereador Zeca do PT anunciou independência a Bernal. Segundo o presidente regional do partido, Marcus Garcia, a decisão é "isolada" e não reflete orientação partidária.
Fonte: Midiamax
Por: Lidiane Kober
Foto: Cleber Gellio/Arquivo Midiamax