Campo Grande (MS) - O governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), emitiu hoje (14), durante o lançamento do Plano Safra 2013/2014 de Pesca e Aquicultura, sete licenças de Instalação e Operação (LIO) ao Ministério da Pesca e Aquicultura para os parques aquícolas localizados nos braços do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira/Rio Paraná.
Os parques são denominados, respectivamente, rio Pântano, córrego Brejo Comprido, córrego Badim, córrego Cupins, rio Santa Quitéria, rio Grande e rio Ribeirão Formoso, todos no município de Aparecida do Taboado/MS. São 1.074 hectares de área licenciada para a produção de peixe.
Para o Ministro Marcelo Crivella, Mato Grosso do Sul será um dos maiores produtores de peixe do Brasil. “O governo do Estado deu um passo importante ao emitir estas licenças ambientais para os parques aquícolas em Ilha Solteira.Representa um grande avanço para Mato Grosso do Sul. É um passo também para começarmos a fazer a reforma aquária, concedendo a outorga de lotes agrícolas para os produtores de pescado crescerem sua produção. A aqüicultura é uma boa solução econômica de muitas famílias. Além disso, o consumo de peixe é fundamental para a saúde do ser humano” ressaltou o Ministro Marcelo Crivella.
“Mato Grosso do Sul será um dos maiores produtores de peixe do Brasil. O governador André à frente do Estado é um administrador de visão e futuro e tornará isto uma realidade. Em um hectare é possível produzir 100 toneladas de peixe por ano” destacou o Ministro.
O governador André destacou a produção nos parque aquícolas. “Nestes sete parques aquícolas em Aparecida do Taboado serão produzidos cerca de 35 milhões de quilos de peixes e isto aumentará a subsistência dos aquicultores e a produção de pescado em Mato Grosso do Sul.
Este Plano Safra beneficiará cerca de cinco mil famílias produtoras de peixes no Estado. Possibilitará o aumento na produção de peixe e também no consumo pela população. Também é um incentivo para a preservação e manutenção das espécies de peixes do Pantanal.
O governo do Estado está viabilizando a criação da Subsecretaria de Estado de Pesca, vinculada à Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur). A proposta será submetida à aprovação do poder legislativo.
Fonte: noticiasms
Por: Boris Valerio Verbisck
Foto: Rachid Waqued